sábado, 17 de setembro de 2011

Um satélite desativado vai cair em algum lugar da Terra entre quinta-feira e sábado da próxima semana, dias 22 e 24

Atlanta. A Agência Espacial Americana (Nasa) confirmou ontem que um satélite desativado vai cair em algum lugar da Terra entre quinta-feira e sábado da próxima semana, dias 22 e 24.O satélite UARS, de pesquisas atmosféricas, foi lançado em 1991 com a ajuda do ônibus espacial Discovery. Em 2005, ele parou de funcionar e se juntou a milhares de pedaços de sucata espacial que vagam na órbita terrestre.

Normalmente, quando o lixo espacial reentra na atmosfera, o atrito com o ar é suficiente para incinerar tudo. Desta vez, contudo, os técnicos da Nasa não têm certeza sobre o destino do satélite de pesquisas que está caindo.

Eles não sabem se ele vai se desintegrar por completo e também desconhecem o lugar exato onde os possíveis pedaços poderão cair na Terra. Os técnicos acreditam que partes com até 150 quilos de metal possam resistir à reentrada na atmosfera. Os destroços podem cair em uma faixa extensa do planeta, que inclui a América do Sul.

A maior parte do lixo espacial é formada por pequenas peças que medem poucos centímetros, mas o satélite UARS é do tamanho de um ônibus e pesa cerca de 5,5 toneladas.

As estações espaciais Skylab, em 1979, e Mir, em 2001, muito maiores, despencaram, longe de áreas habitadas. A Nasa calcula que a probabilidade de um pedaço do UARS atingir alguém é de uma para 3,2 mil

Nenhum comentário:

Postar um comentário