quinta-feira, 31 de maio de 2012

Castelão receberá três jogos na Copa das Confederações da FIFA 2013


PDF
IMG_7601O Governador Cid Gomes conferiu nesta quarta-feira (30) o anúncio do calendário oficial  da Copa das Confederações da FIFA 2013, que acontece no mês de junho. O anúncio foi feito pelo Secretário Geral da FIFA, Jérôme Valcke, e pelo Ministro do Esporte, Aldo Rebelo. A capital cearense receberá três jogos. O primeiro, no dia 19 de junho, com jogo da Seleção Brasileira; o segundo com uma seleção cabeça de chave, que provavelmente será a Espanha, dia 23 de junho; e o último com uma Semifinal, em 27 de junho, todos às 16 horas. “A Copa das Confederações é em junho, portanto estamos mais do que tranquilos com a possibilidade do Castelão sediar os jogos. Já estamos confirmados com um jogo do Brasil, uma semifinal e esperamos que o cabeça de chave do grupo B seja a Espanha, assim podemos ter o pentacampeão Brasil e a atual campeã Espanha jogando no Castelão”, comemorou Cid Gomes. O secretário Especial da Copa, Ferrucio Feitosa, também estava presente no evento.

Além de Fortaleza, outras cinco sedes foram confirmadas: Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Com exceção da capital federal, que será o palco da partida de abertura e de outros três encontros, cada sede receberá três dos 16 jogos. Até agora, estão confirmados na Copa das Confederações o Uruguai (campeão da Copa América), o Japão (vencedor da Copa Asiática), o Brasil (país sede) e a Espanha (campeã mundial). Os demais serão os campeões da UEFA Euro 2012, da Copa da Oceania de 2012 e da Copa Africana de Nações de 2013.

"Este evento é mais que um mero aperitivo para o que vem em 2014", explicou o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, que participou de uma coletiva de imprensa juntamente com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com os membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL). "Sim, ele é um teste operacional importante para o país e para as sedes, mas ao mesmo tempo ele apresenta um futebol do mais alto nível. Isto também se refletiu em uma pesquisa recente mostrando que 64% dos brasileiros querem estar no estádio durante o evento de 2013, quase os mesmos 66% dos interessados em ir à Copa do Mundo da FIFA um ano mais tarde. Sem falar na impressionante consciência do evento por parte de 87% dos brasileiros", completou o francês.

Para o Ministro Aldo Rebelo, as cidades que sediarão a Copa das Confederações da FIFA 2013 não só serão portas de entrada para um grande espetáculo de futebol, como também mostrarão a grandeza do Brasil e a capacidade do país e do povo brasileiro de honrarem os seus compromissos. "Estou muito confiante de que teremos um evento à altura do padrão que os brasileiros e o mundo todo esperam", destacou.

O secretário Ferruccio Feitosa destacou a importância da dedicação do Governo do Estado no projeto. “Conquistamos novamente uma posição de destaque ao recebermos jogos do Brasil e de uma Seleção Campeão Mundial que provavelmente será a Espanha. Isso reflete os frutos do empenho e dedicação do Governo que vem trabalhando com seriedade e compromisso”, comemora.

Na semana passada, o Comitê Executivo da FIFA ratificou o formato com seis sedes para o torneio que será disputado por oito países no ano que vem. A próxima edição do "Festival dos Campeões" promete ser uma das mais equilibradas da história, com o anfitrião Brasil já classificado ao lado da Espanha, atual campeã do mundo; do Japão, campeão asiático; do México, vencedor da Copa Ouro da CONCACAF; e do Uruguai, que venceu a última Copa América. Os representantes de África, Europa e Oceania ainda serão definidos.

A Arena Castelão

A Arena Castelão já tem duas das quatro etapas concluídas e mais de 70% de conclusão. Quando 100% concluída, em dezembro de 2012, será a maior do Norte/Nordeste e estará entre as quatro maiores do Brasil. A previsão é que o estádio seja concluído em dezembro de 2012. As obras de reforma e modernização estão sendo executadas pelo consórcio formado pelas empresas Galvão Engenharia e Andrade Mendonça. “O Castelão é o único estado do Norte\Nordeste que tem capacidade acima de 50 mil, acredito que é 76 mil a capacidade de público do Castelão. Todos os outros Estados do Norte\Nordeste tem estádios com capacidade de 40 até 50 mil espectadores”, destacou Cid Gomes.

A primeira Etapa, inaugurada em novembro de 2011, compreende Estacionamento e Praça de Acesso do Setor Norte e o Edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos do Governo do Estado (Secretaria do Esporte do Estado e do Departamento de Arquitetura e Engenharia). A Etapa II do projeto, também pronta, compreende Estacionamento e Praça de Acesso Setor Sul. Inclui ainda ações como a construção da primeira bilheteria e de um trecho da via que dará acesso ao estacionamento da Arena Castelão.

As duas últimas Etapas, III e IV, seguem a todo vapor. A etapa III corresponde à construção do Edifício Central que é considerado o centro de comando de todo o estádio. Atualmente, o prédio está em fase bem adiantada. De acordo com o último relatório, a etapa alcança 76,80% de execução. Já a Etapa IV compreende a finalização de todo o projeto e interação entre as etapas. Atualmente, essa fase está com 37,58% de conclusão.

30.05.2012
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898)
Assessoria de Imprensa da Secopa

Nenhum comentário:

Postar um comentário