sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Acontece no sábado (27), em Fortaleza/CE, ato público ‘Somos Todos Guarani-Kaiowá’

Estão todos/as convidados/as a comparecer nesse sábado (27), a partir de 10h, ao ato público ‘Somos Todos Guarani-Kaiowá’, em defesa das comunidades indígenas ameaçadas constantemente de expulsão de suas terras e abaladas pela especulação do grande capital. O ato irá acontecer na Praça dos Leões, na cidade de Fortaleza, no Ceará.
Já confirmaram presença no movimento as comunidades dos Tapeba e Pitaguari.
No Ceará, há conflitos nas terras das comunidades Tapeba (Caucaia), Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Anacé (Pecém) e Pitaguari (Pacatuba).
No Mato Grosso do Sul, os Guarani, a maior etnia do país, está em situação mais crítica, mas o grupo Kaiowá resiste em sua terra sagrada até a morte, caso o estado não intervenha na guerra instalada com produtores de soja e cana.
São 50 homens, 50 mulheres e 70 crianças. Decidiram ficar e morrer como ato de resistência. Os Guaranis-Kaiowás avisam-nos por carta que, depois de tantas décadas de luta para viver, descobriram que agora só lhes resta morrer. Avisam a todos que morrerão como viveram: coletivamente.
Nestas últimas décadas testemunhamos o genocídio dos Guaranis-Kaiowás. Em geral, a situação dos indígenas brasileiros é vergonhosa. Sem poder viver segundo a sua cultura, imersos numa natureza degradada, corroídos pelo alcoolismo dos adultos e pela subnutrição das crianças, os índices de homicídio da reserva são maiores do que em zonas em estado de guerra.

 http://correiodobrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário