quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Saúde faz balanço de campanha do Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Caucaia, durante o mês de outubro, está intensificando as ações de prevenção da saúde da mulher, desenvolvendo a campanha “A Saúde da Mulher em 1º Lugar”. Uma programação especial está garantindo a realização de exames de prevenção ginecológica, o teste rápido do HIV e das Hepatites, a marcação das mamografias, dentre outros serviços em benefício à saúde da mulher.

A campanha tem como objetivo sensibilizar todas as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ginecológico e do câncer de mama. Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Números parciais da campanha “A Saúde da Mulher em 1º Lugar”, realizada nos dias 18 e 23 de outubro, nas escolas Antônio Albuquerque e Rubens Vaz da Costa:

Prevenção do Câncer Ginecológico – 169
Glicemia – 201
Verificação da Pressão Arterial – 268
Escovação – 637
Marcação de Mamografias – 81
Vacinas – 96
Teste Rápido HIV – 50
Detecção do Câncer de Boca – 82
Teste Rápido da Hepatite – 25
 
 http://www.caucaia.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário