terça-feira, 16 de outubro de 2012

Caucaia participa pela primeira vez da semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro foi criada no ano de 2002, com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes de escolas públicas brasileiras.  No último dia 05 de outubro, foram divulgados os resultados da terceira etapa da Olimpíada. Dentre mais de cinco mil municípios participantes, Caucaia, ficou em quinto lugar no número de materiais enviados, um total de 306 textos, perdendo apenas para São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Manaus (AM) e Campo Grande (MS).
Pela primeira vez o município participará da semifinal, etapa que terá início no próximo dia 07 e encerrará no dia 28 de novembro. Os alunos finalistas, autores dos textos vencedores, irão para o Encontro Nacional, com seus professores, diretores e pais ou responsáveis, onde um total de 20 textos serão escolhidos para premiação.
A Olimpíada é coordenada, em Caucaia, pela técnica da Secretaria de Educação, Cláudia Sales, que realizou ampla divulgação. Antes da realização do planejamento para 2012 foi encaminhado um material com informações para os professores do município, esse trabalho de divulgação foi um dos fatores que contribuiu para o grande número de inscrições.
Para a ultima etapa da OLP será realizado um Encontro Nacional em Brasília (DF), no dia 10 dezembro de 2012, onde os professores e alunos autores dos 20 textos selecionados receberão os seguintes prêmios: medalha, notebook e impressora para os professores e alunos e 10 microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia e um telão para projeção de livros, para a escola.  
Comissão Julgadora Municipal
Etapas da Olimpíada de Língua Portuguesa
A OLP é composta por cinco etapas. Na primeira, é realizado um trabalho de divulgação e oficinas nas escolas, em que os alunos elaboram textos que são avaliados pela Comissão Julgadora Escolar, nas seguintes categorias: poemas, memórias literárias, crônica e artigo de opinião.
Na segunda etapa a Comissão Julgadora Municipal terá por objetivo avaliar e selecionar os textos recebidos pela Comissão Julgadora Escolar.
Na terceira etapa são selecionados os semifinalistas, em que cada texto é avaliado pela Comissão Julgadora Estadual, que é presidida por um especialista em língua portuguesa, de uma universidade pública e composta por representantes da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e do Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED).
Durante a quarta etapa são realizados encontros regionais, organizados pela Coordenação, em que os alunos autores de quinhentos textos semifinalistas e respectivos professores participam.
Na quinta e última etapa serão convidados para o Encontro Nacional os professores e os respectivos alunos autores de 152 textos selecionados como finalistas. Os textos serão avaliados pela Comissão Julgadora Nacional que será organizada e coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), Itaú Social e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). Após a avaliação será realizada a premiação para os professores e alunos autores dos 20 textos selecionados.


Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação
Renata Cordeiro (comunicacao@sme.caucaia.ce.gov.br, 85 3342-8048)

Nenhum comentário:

Postar um comentário