quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Plano Diretor do Cipp concluído em 5 de novembro

No novo encontro, será concluída a integração dos planos diretores de Caucaia e São Gonçalo do Amarante

O Plano Diretor do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) deverá estar concluído até o dia 5 de novembro. Ontem, representantes do Conselho Gestor do Cipp se reuniram na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para apresentar o avanço dos estudos que vêm sendo feitos na área de capacitação e oportunidades de negócios. As definições ligadas à ocupação territorial da região ainda estão em conclusão.


As definições de ocupação territorial da região ainda estão em conclusão. Foram apresentados estudos de capacitação e oportunidade de negócios FOTO: TUNO VIEIRA

No próximo dia 5, haverá uma nova reunião do Conselho Gestor, que conta com 30 integrantes do governo e da iniciativa privada, onde será concluída a integração dos planos diretores das prefeituras de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, com o projeto pensado para o Cipp, segundo informou o titular da Seplag, Eduardo Diogo.

"Tem que ser um plano absolutamente integrado, incluindo todos os elementos, as vertentes que dizem respeito a um grande polo de adensamento populacional que o Cipp se caracterizará. Além da parte industrial, que predomina, teremos que ter lazer, moradia, serviços, temos que prover à população uma melhor qualidade de vida não em Fortaleza, mas próximo de seu local de trabalho", afirmou. Após esse dia, o secretário marcará um encontro com o governador Cid Gomes, onde apresentará os avanços nos grupos de estudo, que se focaram sobre 27 entraves identificados no complexo. "Além de apresentar o retorno destes encaminhamentos, na reunião, ele irá empossar e consolidar o decreto da nova composição do Conselho Gestor do Cipp e fazer a indicação dos nomes que comporão a Unidade Gestora do Cipp, a partir das indicações que foram feitas pelas entidades representativas por solicitação dele próprio". Diogo informou que a Unidade Gestora deverá contar com quatro a cinco pessoas.

Fornecimento de água

A Cagece irá formar uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) com a iniciativa privada para realizar o serviços de fornecimento de água bruta e esgoto industrial do Cipp. Na reunião do Conselho, foi informado que a empresa já tem o Termo de Referência para realizar a SPE, que irá em novembro para aprovação em seu Conselho de Administração. Foi discutido com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) que o processo será realizado por meio de concorrência pública, e até dezembro espera-se que seja feita a contratação.

Licença prévia para autopista é solicitada

Já foi solicitada a licença prévia à Semace para a construção do Arco Metropolitano. Na última segunda-feira, o governo recebeu o termo de referência para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e seu Relatório (EIA/Rima), necessário para a licitação do projeto.


BR-116 de Pacajus será ligada ao Porto do Pecém através da autopista Arco Metropolitano Foto: José Leomar

Os recursos serão provenientes do Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro), estando assim disponíveis a partir do segundo semestre de 2013.

A licitação está prevista para o primeiro trimestre do ano que vem, com as obras projetadas para o semestre seguinte. O Arco Metropolitano é uma autopista de 90 quilômetros de extensão ligando a BR-116, em Pacajus, ao Porto do Pecém.

Hospital Regional

Também foi definida a localização do Hospital Regional Metropolitano, que ficará no Anel Viário, em Pajuçara, caminho para Baturité. O hospital atenderá à demanda do complexo. O projeto está concluído e prevê 400 leitos. Grande parte do hospital deverá estar pronta até maio de 2014, com a parte de emergência, imagem e uma das torres de internação. (SS)

 
SÉRGIO DE SOUSAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário