sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pecém vai ganhar reforço na oferta de eletricidade

O tamanho do terreno não foi divulgado, mas deve ser aproveitado com projetos propostos pela Chesf e Coelce
Apesar de garantir que a instalação da Siderúrgica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) não possui nenhum risco de ter problemas referentes à demanda por energia, o secretário de Infraestrutura do Ceará, Adail Fontenele, afirmou que a área vai ganhar em breve um reforço estrutural para garantir um melhor fornecimento energético para toda a região.


Empreendimentos como a Companhia Siderúrgica do Pecém necessitam de fornecimento de grande quantidade de energia FOTO: ALEX COSTA

Segundo ele, uma área (de tamanho não divulgado) deve ser desapropriada já nas próximas semanas para que a Companhia Elétrica do São Francisco (Chesf) conclua uma de suas linhas de transmissão no local e outros projetos possam ser desenvolvidos por lá.

"Já foi feito um laudo de aproximadamente R$ 2 milhões e mais alguma coisa, pois, fora a desapropriação, há toda uma rede de energia que precisa passar por essa área. A Siderúrgica precisa de um suporte de energia muito grande e com a desapropriação dessa área a ideia é deixar tudo pronto em termos energéticos", disse, na manhã de ontem, Adail Fontenele, durante a inauguração da Estação São Benedito, da Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor). O secretário também afirmou que a Coelce (Companhia Energética do Ceará) deve desenvolver um projeto na mesma área.

Na Silat

O Governo do Estado, aliás, revelou no início deste mês que já possuia um projeto para a implantação da infraestrutura energética para abastecer a Siderúrgica Latino Americana (Silat).

Na época, Adail Fontenele chegou a avisar que o projeto era discutido em parceria com a Coelce e que estava praticamente resolvido, mas não informou qual seria a energia demandada pelo empreendimento.

As obras da Silat, porém, ainda não têm data para começar. A expectativa é que possam ser iniciadas após o período eleitoral. Entretanto, ainda depende de licenciamento junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Projeto permanente

No momento, a Siderúrgica só detém a licença prévia. Já a Licença de Instalação (LI) foi protocolada no último dia 25 de setembro. "Nós fizemos o projeto de uma estrutura provisória e, agora, vamos partir para os estudos permanente, que é mais cara", contou o secretário.

Apesar de toda a indefinição que ronda o início das obras da Silat, a expectativa do governo estadual é que a usina comece a produzir já no fim do próximo ano. Para isso acontecer, porém, as obras precisam ser iniciadas antes do fim deste ano.

Termelétrica

Ainda durante a inauguração da Estação São Benedito, o secretário de Infraestrutura do Estado falou sobre a futura geração energética da termelétrica Porto do Pecém I, que teve a primeira sincronização de sua unidade geradora realizada no último dia 15, mas ainda em fase de testes. Segundo ele, o objetivo central do equipamento não é o de fornecer energia para a Siderúrgica.

"A ideia é que a termelétrica fique ali por prevenção, sem fornecer toda a energia que produz. Ela só deve entrar como auxílio para a Siderúrgica quando for extremamente necessária, tendo em vista que o Pecém já possui duas térmicas que devem ser suficientes", explicou Adail.

Com a sincronização efetuada neste mês, a usina Porto do Pecém I passa a fornecer energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN), em fase de testes, sendo remunerada pela energia efetivamente gerada de acordo com o Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) vigente no submercado Nordeste.

A sincronização e os testes em carga constituem a etapa final para a aprovação da Declaração de Operação Comercial (DOC) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Custo
2 milhões de reais é o valor aproximado do que será gasto com a desapropriação e o desenvolvimento energético de uma área do Cipp 

DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário