terça-feira, 4 de junho de 2013

Conferência do Meio Ambiente debate resíduos sólidos

Conferência do Meio Ambiente
A IV Conferência de Meio Ambiente - Fortaleza e Região Metropolitana debateu, na manhã desta terça-feira (04/06), no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia Legislativa, o tema “Resíduos Sólidos”.
O encontro é uma iniciativa da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, em parceria com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Conpam), e faz parte da programação em alusão à Semana do Meio Ambiente e do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado amanhã (05/06). A programação da Conferência segue até as 17h.
Primeira a falar no encontro, a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Ágda Muniz, ressaltou a importância do consumo sustentável para o meio ambiente. “As cidades estão cheias de resíduos que não podem ser aproveitados”, apontou.
A secretária destacou como exemplo a cidade de Fortaleza, que “produz uma imensa quantidade de resíduos ainda não aproveitados”. Para ela, a relevância da discussão sobre o tema ocorre pela busca de soluções, para que o problema enfrentado por cidades como Fortaleza seja resolvido.
A questão do consumo consciente também foi levantada pelo presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa. Para ele, consumir com consciência é o lema mundial para o Dia do Meio Ambiente. “É importante olhar para o potencial de público consumidor e a necessidade de refletir esse potencial em prol da sustentabilidade.”
Lustosa destacou ainda as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para o meio ambiente, como o compromisso assumido pelo governador Cid Gomes em regulamentar a área do Parque do Cocó até o fim de seu mandato.
Estiveram presentes no encontro o secretário de Meio Ambiente de Maracanaú, Marcos Vieira; Samuel Braga, representante do Movimento Ambientalista do Estado do Ceará; Renato Aragão, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); a presidente da Associação dos Catadores do Estado do Ceará, Maria Nilda Sousa, e o economista e ambientalista João Saraiva.
RW/AT

Nenhum comentário:

Postar um comentário