terça-feira, 17 de setembro de 2013

CBF lança Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino


Torneio feminino conta com apoio da Caixa e já começa na quarta-feira

A CBF anunciou nesta segunda-feira a criação do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. O torneio, que começa já na próxima quarta-feira, terá 20 clubes divididos em quatro grupos. O evento, na sede da entidade no Rio de Janeiro, contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e com representantes da Caixa Econômica Federal. Patrocinador do torneio, o banco vai investir R$ 10 milhões no campeonato. A final será no dia 4 de dezembro.
Existe uma expectativa e uma grande esperança na valorização do futebol feminino no nosso país. Estamos em um processo continuo de reformulação da modalidade no Brasil e encontrando caminhos para valorizar e estruturar o futebol feminino – disse o ministro.
O patrocínio da Caixa é apenas para o Campeonato Brasileiro de 2013. No entanto, de acordo com o vice-presidente de fundos do banco, Fábio Cleto, a ideia é que a parceria seja de longo prazo. Os clubes terão todas as despesas com viagens pagas com o dinheiro do patrocínio.
O apetite é enorme. Até pelo perfil de patrocínio da Caixa. É uma questão de perspectiva. 
O secretário nacional de Futebol do ministério do Esporte, Antônio Nascimento, revelou que a ideia inicial era realizar um campeonato com uma duração maior e com a participação de mais clubes. Ele disse que essa e a ideia para as próximas edições.
O projeto inicial era com 32 clubes. Mas infelizmente, não saiu. Entre fazer menor ou não fazer, optamos por fazer um campeonato menor. Para o ano que vem, com mais calma, é possível que tenhamos um campeonato maior, com uma abrangência maior. Era uma questão de pegar ou largar. O importante é a iniciativa de se criar o campeonato.
Também presente no evento, a atacante Cristiane, da seleção brasileira, disse que a criação do Campeonato Brasileiro de futebol feminino será importante para a modalidade no país e também para a Seleção.
Facilita muito ter um calendário organizado para não prejudicar as equipes. Ajuda a Seleção também. É uma oportunidade para novas atletas, é uma maior visibilidade para novas jogadoras, além é claro d o fato de as jogadoras estarem trabalhando nos clubes. Assim, chegarão melhor preparadas na Seleção.
Libertadores
O ministro Aldo Rebelo ainda anunciou que o ministério do Esporte vai investir R$ 600 mil na Copa Libertadores da América de Futebol Feminino, em parceria com a Conmebol. O torneio acontece entre os dias 13 e 27 de outubro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Duas equipes brasileiras estão confirmadas: O São José (SP), atual campeão da Copa do Brasil, e o ADI Foz (PR), por ser o clube da cidade-sede da competição.
Outra medida anunciada nesta terça-feira para o futebol feminino foi a criação da Copa do Brasil escolar sub-17, que será realizada entre 29 de outubro e 03 de novembro.

Confira os grupos do Campeonato Brasileiro

Grupo 1: Francana (SP), Rio Preto (SP), Duque de Caxias (RJ), Centro Olímpico (SP) e América (SP)
Grupo 2: Vasco (RJ), Asscoop (DF), ADI Foz (PR), Kindermann (SC) e São José (SP)
Grupo 3: Vitória de Santo Antão (PE), Caucaia (CE), São Francisco (BA), Mixto (MT) e Botafogo (PR)
Grupo 4: Tiradentes (PI), Viana (MA), Tona Luso (PA), Iranduba (AM) e Pinheirense (PA).

Por: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário