quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado no Ceará

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Justiça, preparou uma extensa programação alusiva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro. Palestras, caminhadas, eventos esportivos, premiações a empresas que apoiam a causa marcam a programação que segue até o dia 28 de setembro. Para celebrar a data, o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cedef), órgão vinculado a Sejus, preparou diversas ações. Ainda nesta quinta-feira (19), às 13 horas, acontece a palestra “ Inclusão qualitativa, uma receita que vem dando certo”, no auditório da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). A programação continua nesta sexta-feira (20) com a realização de um mutirão de inclusão e promoção ao trabalho na unidade central Sine/IDT (Fórum Autram Nunes, na Av. Duque de Caxias, 1150 – 2º andar – Centro).

A comemoração conta também com apoio de outros órgãos públicos, como a Câmara Municipal de Fortaleza, que também realiza hoje, às 14h30min, uma audiência pública sobre o tema em  seu Auditório. Já nesta sexta-feira (21) a casa realiza uma sessão Solene alusiva à data. Para o sábado (21) foi preparado uma manhã de atividades. Às 08 horas, no Ginásio Paulo Sarasate, diversas ações serão desenvolvidas voltadas aos públicos das coordenadorias da criança e adolescente; igualdade racial; diversidade sexual; idosos e pessoas com deficiência; bem como apresentações artísticas e esportivas. Enquanto a Etufor realiza na próxima segunda-feira (23), blitz com distribuição de panfletos com orientações para o acesso aos direitos das pessoas com deficiência. Na próxima segunda-feira (23) , às 14h30min, será realizada uma audiência pública para discutir as políticas para as pessoas com deficiência, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE).

Para o presidente do Cedef, Daniel Melo de Cordeiro, a união das instituições e a intersetorialidade marcam as ações. "Entendemos que a garantia dos direitos das pessoas com deficiência devem ser pensadas em todos os âmbitos da sociedade, não apenas quanto a acessibilidade, mas também em relação ao trabalho, saúde, contemplando os direitos sociais, civis, econômicos e políticos", destaca.

Ações no Interior

Realizadas pelos conselhos municipais, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Câmaras Municipais, dentre outras, as ações no interior do Estado se iniciam nesta sexta-feira (20), em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. Além de palestras, as ações premiarão empresas que contribuem para a causa com a empregabilidade para pessoas com deficiência. Também serão realizadas ações em Hidrolândia, no sábado (21); Sobral, na segunda-feira (23); Quixeramobim e Maracanaú, na terça-feira (24); no Crato e Umirim, no sábado (28).

Confira a programação completa no site da Secretaria da Justiça: http://www.sejus.ce.gov.br/index.php/noticias/1504/1504

19.09.2013
Assessoria de Imprensa da Sejus
Bianca Fellipsen / Felipe Gonçalves ( ascom@sejus.ce.gov.br / 85 3101.2862)

Nenhum comentário:

Postar um comentário