sábado, 28 de setembro de 2013

Premium II pode ser licitada até abril de 2014


Presidente da Petrobras disse considerar também a possibilidade de a estatal ser sócia minoritária no negócio

Rio. A presidente da Petrobras, Graça Foster, firmou ontem que "se confirmar as estimativa (de Valor Presente Líquido positivo) entre março e abril devemos licitar as refinarias no mercado, referindo-se tanto à refinaria Premium II, no Ceará, e a Premium I, do Maranhão.

Foster: ´O fundamental é que haja financiabilidade da companhia, e a gente crê que sim. 2014 e 2015 não tem grande demanda de recursos´ Foto: Petrobras

As duas refinarias ainda estão sob avaliação no plano de negócios da companhia para o período 2013-2017 e, segundo informou a conta da Petrobras no microblog Twitter na tarde de ontem "os projetos (delas) estão sendo simplificados".

Para os dois empreendimentos serem viáveis, no entanto, ainda é necessário uma confirmação do retorno positivo dos projetos revisados.

"Cansamos de fazer os projetos com empresas brasileiras, que estavam dando VPL (Valor Presente Líquido) negativo. Contratamos uma empresa dos Estados Unidos que deu VPL positivo, tanto no Maranhão como no Ceará", informou a presidente da estatal ontem. Segundo Graça, o que tornou o projeto mais atraente foi uma nova maneira de pensar a refinaria, agora mais compacta, reduzindo assim o número de instalações necessárias.

"O fundamental é que haja financiabilidade da companhia, e agente crê que sim, teremos. 2014 e 2015 não tem grande demanda de recursos e a produção vai subir", afirmou.

Participação minoritária

Graça Foster disse ainda não descarta ter uma posição minoritária nas refinarias que serão construídas no Nordeste. Segundo a executiva, para a refinaria Premium I, no Maranhão, a negociação de parceria está sendo feita com a chinesa Sinopec. Para a refinaria Premium II, no Ceará, as conversas com a possível parceira, a sul-coreana GS Energy, foram encerradas.

"A outra (GS Energy) saiu porque chegou em um momento que tem que ir concordando passo a passo, e vimos que não aceitaríamos aquele modelo", explicou. Já com a Sinopec, as conversas vão "indo bem", segundo ela.

Mais parcerias com chinesa

A Sinopec também poderá ser parceira da Petrobras no leilão de Libra, primeira venda de um bloco no pré-sal localizado em Santos, prevista para outubro. A presidente da estatal não antecipou, no entanto, se a empresa chinesa poderá ser a parceira da Petrobras no leilão.

A executiva ainda foi à China no final de agosto, quando apresentou os projetos das companhias para as empresas chinesas do setor. Três delas, CNOOC, Sinopec e CNPC está inscritas para o leilão de Libra.
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário