quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Projeto de loteamento em Caucaia apresentado à população em audiência pública

O projeto do Loteamento Boa Sorte teve sua audiência pública referente ao licenciamento ambiental realizada na manhã desta terça-feira (10). A reunião aconteceu no Salão Paroquial da comunidade Mirambé, localizada no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) é a responsável pelo licenciamento e foi quem presidiu os trabalhos.
O arquiteto Herbert de Vasconcelos Rocha, responsável pela parte urbanística do projeto, apresentou-o ao público presente. De acordo com Rocha, a área total do terreno é de 343,7 hectares (ha). Contudo, a parte destinada à ocupação de lotes será de 37,17%. O restante será divido entre áreas verdes, de preservação permanente (APP), institucional, sistema viário e fundos de terra. O projeto prevê a quantidade de 7.900 lotes. Toda a geração de esgoto oriunda do loteamento será tratada no próprio empreendimento, através de estações de tratamento que serão construídas.
A apresentação do estudo ambiental do loteamento ficou a cargo do geólogo Daniel Bezerra, que estava representando a empresa Ecoplanet Soluções Ambientais. Segundo ele, durante a elaboração do documento quase 70% da fauna catalogada no local era de aves, 4,32% de especies ameaçadas de extinção e o restante de mamíferos e repteis.
O geólogo disse que os impactos negativos seriam em relação à perda de biodiversidade e supressão vegetal, mas que algumas medidas foram adotadas para mitigá-los, como ampliar no projeto as áreas verdes de 49,8 há para 56,6 e aumentar as APP’s de 571 mil m² para 591 mil. De benefício para a área Bezerra ressaltou a demanda por mão de obra local e crescimento da arrecadação municipal, por meio do recolhimento de imposto, que fomentariam a capacidade de investimento no local por parte do poder público.
A audiência pública foi considerada válida pelo supervisor do Núcleo de Impacto Ambiental da Semace, Ivan Botão, que ressaltou como principal objetivo ouvir a comunidade, dirimindo qualquer dúvida que pudesse existir. Toda a equipe multidisciplinar da autarquia responsável pela análise do estudo ambiental esteve presente e observou atenta às colocações para levá-las em consideração no momento de conclusão do parecer técnico a ser enviado para apreciação do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema).
Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário