domingo, 16 de março de 2014

26 municípios podem ser criados no Estado do Ceará

No Ceará, 26 distritos estariam aptos a se elevar a cidades, conforme a União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios. Entre eles Jurema (Caucaia), Pajuçara (Maracanaú), Icaraí (Caucaia) e Flores (Russas). Aprovado pelo Senado em outubro, o projeto que permite a criação de municípios foi vetado pela presidente Dilma Roussef (PT) no mês seguinte. Ela argumentou que os gastos públicos subiriam sem que fossem acompanhados por receitas equivalentes. 

Alguns deputados cearenses da base de Dilma, petistas inclusos, não são de acordo com o veto, como mostrou O POVO em matéria publicada no dia 20 de fevereiro, Eudes Xavier (PT), Danilo Forte (PMDB), Mário Benevides (PMDB), Mário Feitoza (PMDB) e José Airton Cirilo (PT), foram alguns dos parlamentares que demonstraram insatisfação com o veto.

O Planalto estima que as emancipações gerariam impacto de R$ 9 bilhões na economia. Para tentar obter do Congresso a manutenção do veto, o governo apresentou, no último dia 18, um projeto de lei que aperta as regras para a criação de municípios no Sul e Sudeste, onde há maior concentração populacional, e as facilita no Norte e Centro-Oeste.
o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário