quarta-feira, 19 de março de 2014

DPGE restitui, por meio de liminar, acesso de Defensores Públicos ao Fórum de Caucaia


O Tribunal de Justiça do Estado de Ceará deferiu, nesta segunda-feira (17), o pedido de liminar em favor da DPGE suspendendo a Portaria nº 07/2014 e determinando que os defensores públicos que frequentam aquele fórum tenham o mesmo tratamento dispensado aos magistrados e membros do Ministério Público.

A Defensoria Pública Geral do Estado ingressou com pedido de liminar, na semana passada, contra a referida Portaria, assinada pelo Exmo. Sr. Juiz de Direito e diretor do Fórum de Caucaia, por entender que trata de forma diferenciada os membros da instituição ao proíbir o acesso dos Defensores Públicos ao "portão garagem do Fórum de Caucaia".

A Defensoria Pública entende que é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, sendo de sua competência a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em  todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e  coletivos. Além disso, observa-se a posição de destaque da  instituição no sistema de justiça, diante de seu inegável papel como  expressão do regime democrático, verdadeiro instrumento de  concretização dos direitos do cidadão.

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará continuará atuando na proteção e afirmação diuturna das prerrogativas de seus membros, assim como em qualquer circunstância em que a Defensoria Pública tenha negado o tratamento isonômico com as demais carreiras jurídicas.


http://www.defensoria.ce.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário