terça-feira, 28 de outubro de 2014

Comunidade indígena de Caucaia recebe oficina da campanha Outubro Rosa



Cerca de 50 moradores da comunidade indígena Tapeba, localizada em Caucaia, receberam na manhã de hoje (28/10) debate sobre as formas de prevenção ao câncer de mama, dentro das atividades da campanha Outubro Rosa capitaneadas pelo SINDSEP - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia.

A escola Conrado Teixeira, localizada no centro da comunidade tradicional, recebeu adolescentes e jovens, educadores e outros colaboradores da unidade de ensino diferenciado, uma das poucas escolas instaladas no seio de territórios de resistência cultural e social como este. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a fundo o tipo de câncer, que é o mais prevalente na população feminina.
A agente de saúde do povo Tapeba, Dona Salete, também marcou presença na atividade, na perspectiva de continuar a mobilização com as famílias do local após este debate inicial.
Segundo Valeria Mendonca, coordenadora do movimento Outubro Rosa no Ceará, o encontro com os Tapebas é histórico, pois marca a primeira edição do movimento em uma comunidade indígena em todo o país.
“Para nós, nada mais histórico e importante do que chegarmos em pleno dia dos servidores à família Tapeba e colaborar no aprofundamento do acesso à informação, na prevenção e no acesso a direitos junto a este povo”, comemorou Enedina Soares, servidora municipal em Caucaia e presidenta da FETAMCE - Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará.
Segundo os participantes, o movimento terá continuidade, tendo em vista que será realizada caminhada na Escola diferenciada Ada Tapeba e outras ações com os demais membros do circulo social dos índios.
Campanha
Desde o início do mês de outubro, o Sindsep tem empenhado esforços junto à empreitada, já tendo produzido e distribuído material informativo de prevenção ao câncer de mama nos locais de trabalho dos servidores municipais, assim como tendo realizado caminhada à cidade no dia 17 deste mês.
A diretoria do Sindicato informa que as atividades do Outubro Rosa seguem até dia 04 de novembro e amanhã (29/10) será a vez das 70 famílias da comunidade quilombola Capuan receberem a formação.

http://www.sindsep.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário