quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Força do mar derruba barreira de concreto na praia de Icaraí


salvar
Estrutura foi construída para conter o avanço do mar. Foto: José Leomar. 
 
Mais uma parte da estrutura de concreto em formato de escadaria, conhecida como “bagwall”, foi derrubada pela força do mar na praia de Icaraí, no município de Cauaia . A estrutura foi construída há cerca de quatro anos para conter o avanço das águas e já precisou de reparos em três ocasiões, por não resistir ao intenso fluxo das marés.
 
A estrutura, que tem extensão total de 1,4km, já estava danificada em 470 m  antes do novo incidente, ocorrido nesta semana. No dia 24 de setembro, a Prefeitura iniciou uma obra para recuperar o equipamento, com prazo de conclusão em 180 dias. De acordo com a administração municipal, o trecho comprometido recentemente já é reparado pela construtora que conserta as outras partes, sem gerar acréscimo de ônus ao município.
 
A partir do dia 15 deste mês, segundo a Prefeitura, os trabalhos no local serão impulsionados por mais uma frente de trabalhadores, totalizando dois grupos de operários empenhados na obra. A medida tem o objetivo de apressar a entrega do equipamento, para evitar o risco de comprometer imóveis situados próximos à praia. 
 
Ministério Público pede que reconstrução seja feita com urgência 
 
Com a iniciativa, o município cumpre recomendação emitida pelo Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE), que pede urgência na reconstrução do trecho danificado do bagwall. 
 
A ação extrajudicial foi protocolada pela procuradora Nilce Cunha, que havia recebido váriasreclamações por parte de moradores e comerciantes da região. De acordo com a representante do MPF, a população, motivada pela demora na conclusão das obras, queria colocar pedras no local, sem estudo ou levantamento, temendo consequências às suas propriedades pelo avanço do mar.
 
“Durante a reunião que tivemos com a Prefeitura (realizada no último dia 2), ficou combinada a contratação da segunda frente de trabalho. Além disso, o município se comprometeu a fazer o reforço no bagwall com uma tecnologia denominada ‘enrocamento aderente’”, esclarece a procuradora da República.
 
De acordo com o vice-prefeito Paulo Guerra, já foi apresentado ao Ministério da Integração Nacional um projeto de construção para a estrutura do enrocamento aderente, que dará suporte ao bagwall, evitando que a água do mar chegue com forte intensidade à orla. 
 
“Não será um projeto emergencial, e sim, definitivo. Bagwall é uma estrutura rígida em concreto. Já o enrocamento consiste em grandes pedras, levemente separadas, que permitem a passagem da água, mas dissipam sua energia, sendo uma plataforma que dará muito mais segurança”, explica.
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário