segunda-feira, 6 de abril de 2015

Projeto do Juizado de Caucaia beneficia mais de 300 jovens

Cinquenta crianças e adolescentes portadores de deficiência atendidos pela Fundação Perpétua Magalhães participaram de encenação da Paixão de Cristo, realizada, na última quarta-feira (1º/04), no Grêmio de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). A instituição é uma das beneficiadas pelo projeto “Juizado Social”, desenvolvido através do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) de Caucaia, em parceria com o Ministério Público do Estado.

Criado há dois anos, pela titular do JECC de Caucaia, juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, e pelo promotor de Justiça Hugo José Lucena de Mendonça, o “Juizado Social” beneficia mais de 300 crianças e adolescentes atendidos por projetos sociais de seis instituições cearenses: Lar beneficente Clara de Assis; Fundação Perpétua Magalhães; CASP Taciano Rocha Potents; CIDI; Pequeno Cotolengo Pequeno Orione”; Patronato Santana; e Conselho Comunitário do Parque Tabapuá.

O projeto é mantido por verbas oriundas de penas de prestação pecuniárias. Os valores são pagos à Justiça por quem cometeu crime de menor potencial ofensivo e não tem antecedentes, em alternativa à pena de prestação de serviços comunitários.
O valor da multa, de no mínimo um salário, é direcionado às entidades participantes do “Juizado Social”. As instituições beneficiadas recebem as verbas pelo período de um ano e precisam prestar contas mensalmente.

A iniciativa foi formulada com base na Resolução n° 154 do Conselho Nacional de Justiça, que define a política de aplicação dos recursos da pena de prestação pecuniária.

De acordo com a juíza Teresa Germana Lopes, “o objetivo é aprimorar a qualidade das destinações das penas pecuniárias para evitar total descrédito e inutilidade ao sistema penal”. Segundo ela, a resolução considera também a necessidade de regulamentação da destinação, controle e aplicação de valores oriundos de prestação pecuniária aplicada pela Justiça criminal, assegurando a publicidade e transparência na destinação dos recursos.

tjce

Nenhum comentário:

Postar um comentário