sexta-feira, 6 de novembro de 2015

CAUCAIA: Bancários do Ceará fecham Bradesco onde ocorreu saidinha de banco e incluem segurança na pauta da Câmara

Coreano, que estava a serviço em Caucaia, foi morto na área de autoatendimento do Bradesco -Por falta de segurança e para garantir atendimento psicológico e médico aos bancários, muitos ainda em estado de choque, o Sindicato dos Bancários do Ceará fechou a agência do Bradesco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, nesta quinta-feira (5). Essa agência foi alvo de um assalto gravíssimo no dia anterior, quando bandidos assaltaram um cliente que havia sacado grande quantia de dinheiro. Na ação conhecida como “saidinha bancária”, o cliente foi morto no interior da agência e houve troca de tiros com os vigilantes.
Dirigentes do Sindicato fizeram reunião com os bancários, ainda assustados com a ação dos bandidos, e conversaram com os clientes, sendo aplaudidos e apoiados pela iniciativa em solidariedade aos bancários.
“A inexistência de segurança nas agências bancárias de Caucaia deve-se a falta da aprovação do Estatuto de Segurança Bancária, proposto pelo Sindicato à Câmara Municipal, a exemplo de Fortaleza. Lamentamos a postura do Bradesco, que queria abrir a agência; pura falta de sensibilidade”, disse Robério Ximenes, diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará.
Segundo Bosco Mota, diretor do Sindicato “foi importante fechar a agência, para que houvesse atendimento aos trabalhadores, ainda abalados com o assalto. Os clientes foram solidários e até os mais idosos apoiaram o fechamento da agência nesse dia”.
O diretor do Sindicato, Marcos Francelino, lembrou que as saidinhas tem sido cada dia mais frequentes, onde o cliente é o mais atingido diretamente. “Os clientes ficam expostos ao utilizar os caixas das agências, onde não há biombos nem divisórias para protegê-los na hora do saque", completou.
Sindicato cobra Estatuto em Caucaia
No mesmo dia, os diretores do Sindicato participaram da reunião da Câmara Municipal de Caucaia, e o diretor Gabriel Motta fez uso da Tribuna, lembrando a audiência solicitada pelo Sindicato, no dia 25 de junho de 2013, propondo a criação do Estatuto de Segurança Bancária Municipal, a exemplo de Fortaleza. Na época, os vereadores anunciaram estudo para criação de referido projeto de lei, mas o projeto não saiu do papel.
O atual presidente da Câmara, vereador Silvio de Alencar Martins se comprometeu a colocar o projeto do Estatuto de Segurança Bancária, proposto pelo Sinddicato, na pauta da Casa na próxima quinta-feira, 12/11.
"Cobramos do Poder Legislativo, a aprovação do Estatuto de Segurança Bancária, em Caucaia. Essa lei não garante que não tenha mais assalto, mas que evita muito, principalmente a saidinha bancária. Em Caucaia, os vereadores não aprovaram o Estatuto, proposto pelo Sindicato em 2013, o que é um prejuízo enorme e que pessoas pagam com a própria vida. Se essa lei municipal existisse em Caucaia, talvez tivesse evitado essa morte, essa tragédia”, disse Gabriel Motta.
Fonte: Seeb CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário