domingo, 29 de novembro de 2015

Histórico

Criada em 12 de agosto de 1998, pelo Decreto nº 25.133, como parte integrante da estrutura da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.Entretanto, foi em 22 de janeiro de 1999 que foi criada, oficialmente com o nome de Centro Integrado de Operações de Segurança - CIOPS.
Em 2008 a SSPDS sofreu mudanças administrativas e o que era centro passou a ser chamar Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança através da publicação do decreto 29488. A sigla CIOPS permanceu inalterada.
Durante os 11 anos de atuação a CIOPS vem integrando diversas Instituições de atendimento emergencial, a saber: a Polícia Militar do Ceará, o Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, a Polícia Civil do Ceará, Polícia Rodoviária Federal, Perícia Forense do Ceará, a Guarda Municipal de Fortaleza, a Defesa Civil do Estado e de Fortaleza, o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU), Sindionibus e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania de Fortaleza.
Conhecendo a CIOPS
Em situações de emergência ou urgência são os profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) os responsáveis pelo tele-atendimento. Das salas de monitoramento e de despacho, 526 funcionários revezam-se 24 horas por dia para deslocar, de maneira mais ágil e coordenada, as 700 viaturas e 200 motos que compõem o sistema de atendimento online do Estado.

Equipado com um sistema que transmite gratuitamente as ligações realizadas para os telefones 190, 193, 197 e direcionamento dos números internacionais de emergência (911, 112 e 196), as teleatendentes realizam o contato inicial. São colhidas informações como características dos assaltantes, veículo de fuga, se houve armas, além do endereço.

Se o fato já tiver acontecido o sistema de call center orienta ao cidadão que efetuou a ligação para aguardar a chegada do socorro, que pode ser uma viatura da polícia, dos bombeiros ou uma ambulância, dependendo da natureza do fato. Ressalta-se que a demanda somente é despachada depois de passar por um profissional da área de segurança pública.

Dependendo do tipo de ocorrência esta é encaminhada à coordenação de despachos da Polícia Militar, no caso de crimes, por exemplo; Corpo de Bombeiros para emergências relacionadas a afogamentos, incêndios, dentre outros sinistros. E de acidentes de trânsito; lesões corporais e outros casos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Unificação para melhor servir

Criada inicialmente para auxiliar na integração das polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, atualmente dez instituições estão presentes e atuando de forma integrada na CIOPS.   Além das três já citadas, trabalham na Coordenadoria profissionais da Perícia Forense, Guarda Municipal, Defesa Civil, AMC, Polícia Rodoviária Federal, Samu Fortaleza e  Sindionibus compartilham da estrutura desenvolvida na Coordenadoria Integrada.

Tecnologia agilizando atendimentos

Para um melhor atendimento e acompanhamento das ocorrências policiais as equipes da CIOPS sabem, a cada minuto, onde cada uma das viaturas está graças à tecnologia de GPRS (General Radio Packet Service), um serviço que permite a transmissão de informações por intermédio de um sistema de telefonia móvel.
As viaturas, por sua vez, são identificadas por cores. Se estão em ocorrência, como perseguição, atendimento a alguém que foi roubado/furtado ou preservação do local de crime, as viaturas aparecem na cor vermelha. Se aguardam por um atendimento em sua área, aparecem na cor verde.
Graças à precisão de localização das viaturas, a CIOPS consegue encaminhar, com maior rapidez e eficiência, as viaturas para o atendimento das ocorrências.

Localização

A CIOPS situa-se atualmente, na Rua Silva Paulet, 505, Bairro Meireles, na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, telefone de contato + 55 (85) 3101.6000 ou 190. E-mail: ciops@sspds.ce.gov.br (para qualquer dúvida, reclamação, agradecimento, sugestões e elogios). Funcionando diuturnamente durante todos os dias do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário