terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Fortaleza e cidades da RMF são as mais violentas do País, diz estudo

Em 2015, Fortaleza e cidades da Região Metropolitana da Capital foram as mais violentas do País e ficaram ainda na 12ª posição do mundo. Foi o que mostrou um levantamento do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Criminal, uma ONG situada no México. A resultado é baseado na relação entre o número de homicídios/100 mil habitantes de cada município.

O ranking da organização mexicana não considera cidades localizadas em regiões em situação de guerra. A Capital junto com a RMF, que inclui Caucaia e Maracanaú, por exemplo, registraram 60,77 mortes/100 mil habitantes. O resultado foi obtido a partir da soma dos número de homicídios em Fortaleza no ano de 2015, 1.651, mais os da RMF, 771, em relação à quantidade total de habitantes da área: 3,9 milhões. O levantamento, contudo, só cita a cidade de Fortaleza.

O POVO entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para comentar o estudo, mas as ligações não foram atendidas até o fechamento desta página.

Das 50 cidades listadas, 21 estão localizadas no Brasil. A América Latina detém 41 cidades na listagem. Em levantamento feito em 2014, o Brasil era o país que concentrava um terço das 50 cidades mais violentas do mundo e Fortaleza estava na 7ª posição na lista das cidades mais violentas do mundo.

De acordo com o estudo, no ano passado, a primeira posição entre as cidades do mundo em homicídios, com 300 mil ou mais habitantes, corresponde à capital venezuelana, Caracas, com uma taxa de 119,87 homicídios dolosos por 100.000 habitantes.

As quedas mais significativas na incidência de homicídios dolosos foram nas cidades colombianas e mexicanas, e o maior aumento ocorreu em San Salvador, capital de El Salvador. Esta cidade tinha em 2014 uma taxa de 61,21 homicídios por 100.000 habitantes chegou a 111,03 em 2015: um aumento de 81,41% em um único ano.

Maioria no Nordeste
Das 21 cidades brasileiras disponibilizadas no ranking, 12 estão no Nordeste. Junto à cidade de Fortaleza, Natal (RN) lidera a lista das cidades nordestinas que são consideradas com maiores taxas de homicídios do Brasil. Após as duas, segue a ordem (cidades nordestinas): Salvador e Região Metropolitana (BA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), São Luís (MA), Feira de Santana (BA), Teresina (PI), Vitória da Conquista (BA), Recife (PE), Aracaju (SE) e Campina Grande (PB).

Multimídia
Veja ranking completo da violência pelo mundo no site:

www.opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário