segunda-feira, 11 de abril de 2016

Projovem Urbano oferece 250 vagas para o sistema prisional


O acesso à educação e à capacitação profissional dentro das unidades do sistema penitenciário cearense ganha um reforço nesse primeiro semestre de 2016. Com a segunda edição do Projovem Urbano Prisional para internos, 250 jovens de 18 a 29 anos têm a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e receber profissionalização para facilitar a integração ao mercado de trabalho.  O programa é uma ação do Governo Federal executada em parceria entre a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado e Coordenadoria Especial de Juventude.

Com o número de vagas 25% superior ao do primeiro curso, ofertado no ano de 2013, jovens de três unidades prisionais são beneficiados. Na Região Metropolitana de Fortaleza, o projeto alcança 85 internos da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (PFHVA), em Pacatuba, e 85 internas do Instituto Penal Feminino Desembargador Auri Moura Costa (IPF), Aquiraz. O interior do estado também é atendido. São 80 vagas disponibilizadas para a Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC), em Juazeiro do Norte.

“Pela primeira vez o projeto chega ao interior do Estado, atendendo os internos da PIRC. Entendemos a interiorização das ações desenvolvidas nas unidades prisionais como algo fundamental à humanização do sistema”, destaca o secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão.

O assessor educacional da Sejus, Rodrigo Moraes, explica que o programa, além da qualificação profissional, busca estimular o exercício da cidadania.  

Os estudantes das unidades de Pacatuba e Aquiraz, além da chance de concluir o ensino fundamental, receberão capacitação no arco ocupacional Turismo e Hospitalidade. Já os jovens do Cariri serão contemplados com qualificação em Administração. Ao todo, serão 18 meses de aulas. Cada interno beneficiado ainda receberá fardamento, lanche e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100. As aulas, que acontecem nas próprias unidades, iniciaram no final de março.




11.04.2016


Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
Camille Soares
(85) 3101-2862 / ascom.sejus@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário