sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Célula de Educação do IMAC visita a comunidade agrícola de Matões.

Na manhã da última terça-feira, 20 de setembro, o Instituto de Meio Ambiente do Município de Caucaia – IMAC juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário visitou a comunidade agrícola de Matões onde foi inaugurada a Associação formada pelos micro agricultores da comunidade, a Associação Comunitária de Corrupião, a Gerente da Célula de Educação Ambiental, Márcia Ximenes, e o representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário foram recebidos pelo Sr. João Batista Pereira de Lima, então presidente, que apresentou todo o trabalho da Associação.
A comunidade agrícola de Matões é apoiada pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), esse programa é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar.
Funciona da seguinte forma: Uma porcentagem dos alimentos é adquirida pelo Governo numa negociação direta com os agricultores familiares. Essa porcentagem é utilizada para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social, como restaurantes populares, banco de alimentos e cozinhas comunitárias. Caucaia tem como diferencial o auxilio na coleta, fazendo-a diretamente na casa do micro agricultor.
Outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organizações da Agricultura Familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercializá-los, em mercados públicos ou privados. A prefeitura de Caucaia também participa de maneira ativa na comercialização, comprando seus produtos, 100% orgânicos, para a merenda nas escolas da rede municipal
 
 http://www.imaccaucaia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário