sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Aberta votação popular para definir nome de projeto

Está nas mãos do povo de Caucaia a definição do nome do projeto que será executado pela Prefeitura para o município ganhar o Selo Unicef. Proposta pela Comissão Intersetorial da certificação, a votação popular inicia nesta sexta-feira (23/2) e segue até o próximo dia 28 de fevereiro na página oficial da gestão no Facebook.
Serão, portanto, seis dias de campanha nos quais os internautas terão três opções de escolha. Poderão votar em xodó, curumim ou alabá. Os termos foram escolhidos por serem de origem indígena ou africana (duas populações fundamentais na formação do povo e da história caucaiense) e representarem o que mais se aproxima do Plano de Ação elaborado pelas secretarias municipais e sociedade civil nos últimos meses.
Xodó tem origem africana e significa “amor, carinho”. Se preferida do público, representaria todo o cuidado que a Prefeitura está tendo em executar projetos e firmar parcerias com foco na redução de desigualdades e na garantia de direitos da infância e da juventude.
Curumim tem origem indígena e significa “menino”. Se for a palavra escolhida pelos internautas, representaria o foco do Selo Unicef: nossas crianças e adolescentes. Além, claro, de valorizar as tribos que vivem em Caucaia. O município tem hoje registros de Tapeba e Anacés.
Alabá também é palavra de origem indígena. Significa “espírito infantil”. Se vencer a votação popular, representará a união da administração municipal e da população para Caucaia receber a certificação internacional. Há pelo menos oito anos a cidade não ganha o Selo.
O resultado da votação popular será divulgado nos canais oficiais da Prefeitura no dia 1º de março. A escolha terá impacto direto na definição da identidade visual do projeto e na definição de estratégias de divulgação das ações da Prefeitura pelos próximos três anos.
“Nós queremos e vamos mobilizar ao máximo as secretarias e trabalharemos todas as 87 ações de perto. Mas também precisamos do apoio da população. Por isso que vai ser dos caucaienses, de quem vai ser impactado pelo nosso trabalho, a missão importantíssima de batizar o projeto. Nós contamos cada vez mais com a ajuda de todo mundo”, pontua a articuladora do Selo em Caucaia e secretária municipal de Governo, primeira-dama Erika Amorim. 
ONDE VOTAR
https://www.facebook.com/prefeituradecaucaia

OS INDICADORES ANALISADOS NO SELO UNICEF
1. Percentual de crianças com até um ano de idade sem registro civil
2. Taxa de abandono do Ensino Fundamental
3. Percentual de crianças na escola e com Benefício de Prestação Continuada
4. Percentual de crianças menores de cinco anos com peso alto para a idade
5. Percentual de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 a 14 anos
6. Percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado
7. Percentual de óbitos investigados de mulheres em idade fértil
8. Distorção idade-série nos anos finais do Ensino Fundamental
9. Percentual de óbitos infantis investigados
10. Taxa de mortalidade por causas externas entre crianças e adolescentes (10-19)
11. Percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no TRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário