terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Reunião discute reordenamento da orla do Cumbuco

Com o objetivo de promover o reordenamento da orla do Cumbuco, o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) promoveu reunião, nesta terça-feira (20/2), com instrutores de kitesurf. O encontro foi realizado no Centro de Apoio ao Turismo (CAT), no Cumbuco. O reordenamento é um dos requisitos para que o município receba a certificação Praia Limpa.
A reunião foi capitaneada pela Gerente de Educação Ambiental do Imac, Márcia Ximenes. “Nosso encontro é para alinhar a gestão e esses profissionais em um único diálogo, buscando um só objetivo: a certificação para o Cumbuco”, explica. Para além disso, Márcia pontua que uma praia certificada, além de estar enquadrada dentro de diretrizes ambientais, atrai mais turistas e visitantes, já que irá se enquadrar em um ambiente mais agradável para todos.
A expectativa é de que sejam instaladas placas de sinalização em toda a extensão da orla indicando a prática de kitesurf (forma de resguardar os banhistas de possíveis acidentes) e lixeiras de coleta seletivas nas barracas de praia. A manutenção dessas lixeiras será de responsabilidade dos barraqueiros. Caberá ao município efetuar a fiscalização da manutenção da coleta. O não cumprimento implicará multa.
A iniciativa foi elogiada por Cássia Morais, organizadora de um tradicional evento voltado para a prática de kitesurf por jovens. Ela pontuou as dificuldades que serão encontradas no percurso. “Para conseguirmos avanços significativos precisamos de uma consciência coletiva. A questão do lixo, apesar dos problemas encontrados, é cultural. As mudanças serão implantadas de forma gradativa, mas que irá demandar um trabalho mais efetivo nosso e da gestão”, explica.
Ela conta que o trabalho de consciência ambiental com relação ao lixo já é uma realidade na sua casa. “Todo mês trago meu lixo para a Ecoenel [posto de coleta seletiva localizado no CAT, parceria entre a Prefeitura de Caucaia e a Enel]. Recebo um desconto de R$ 0,55 na minha conta de energia. Não faço isso pelo dinheiro, pelo desconto que recebo; faço porque visualizo de forma mais ampla os benefícios que isso agrega”, conta.
Planos futuros
Durante o encontro, Márcia Ximenes também pontuou planos futuros envolvendo questões sociais, como atividades educativas para jovens. A ideia é que seja criada uma escolhinha de kitesurf para crianças residentes do entorno.
A ideia foi recebida com entusiasmo pelo instrutor Edgar da Silva. Trabalhando com o kite há mais de oito anos, ele aponta que, para a ideia criar forma e ter seguimento, é preciso de união. “Muitas são as dificuldades, mas temos que dar o primeiro passo, começar aos poucos. Algo assim é válido demais e vai trazer benefícios para todos, principalmente para os jovens. Me vejo bastante nessa realidade, de ter o desejo de praticar um esporte mas faltar a oportunidade”, explica.
Novos encontros serão firmados para viabilizar o andamento da iniciativa.  
Certificação Praia Limpa
A Praia Limpa é uma das certificações que Caucaia está concorrendo, além do Selo Unicef 2017-2020; Selo Abrinq – Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC) 2017-2020; certificação PEA da Unesco e o Selo Município Verde. Trata-se de um programa do Governo do Ceará, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que avalia as praias dos municípios. O selo atesta as condições de higiene, limpeza, segurança e conservação. Visa promover o ordenamento territorial do litoral para que os atributos naturais, sociais e culturais possam ser mantidos ou resgatados. O resultado e entrega da certificação aos municípios aprovados deverá ocorrer até o fim de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário