sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Prefeito decreta ponto facultativo; medida mantém serviços essenciais

Em decorrência do período carnavalesco deste ano, o prefeito Naumi Amorim decretou ponto facultativo na Administração Pública Municipal de Caucaia para os dias 12, 13 e 14 de fevereiro. A medida contempla todos os órgãos da Prefeitura, exceto os que ofertarem serviços considerados essenciais. Por isso, fique atento.
Com o decreto, ficam garantidos os atendimentos no Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha, na Maternidade Santa Terezinha e nas UPAs do Centro e da Jurema. Já postos de saúde e escolas municipais não abrirão.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) atuará em regime de plantão, especialmente por conta da previsão de chuva e do movimento das marés para todo o Carnaval. Ambos tendem a ser intensos. Há, inclusive, previsão de ondas de 2,6 metros de altura na orla de Caucaia.
A limpeza pública e a coleta de lixo seguirão o cronograma já divulgado pela Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans). Os trabalhos acontecem às segundas, quartas e sextas em parte de Caucaia e às terças, quintas e sábados noutros setores do município.
Normalmente sem coleta, o domingo terá serviço no Carnaval. Equipes de garis, caminhões-caçamba e compactadores estarão de plantão para a retirada de resíduos em pontos de lixo. Em todos os dias, a coleta será reforçada nas áreas de maior fluxo de pessoas, notadamente no litoral.
O decreto que determina ponto facultativo em Caucaia consta no Diário Oficial do Município (Decreto nº 942) e acompanha portaria do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Portaria nº 468/2017). No documento, o Governo estabelece os três dias como feriados nacionais e o ponto facultativo em órgãos e entidades federais.
FOLIA
Apesar de reconhecer a importância da realização de festas de Carnaval para a cultura e o turismo, a Prefeitura de Caucaia não vai promover nenhum evento na cidade com recursos públicos.

“Em virtude tanto do nosso decreto de medidas de sustentabilidade financeira como do decreto de emergência devido ao nosso desafio com a limpeza pública, nós estamos priorizando os investimentos nos serviços essenciais”, pondera o prefeito Naumi Amorim.
O gestor acrescenta, no entanto, que a gestão apoia institucionalmente dois eventos da iniciativa privada cujos organizadores solicitaram reforço da Prefeitura: um no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia (9 a 11/2) e outro no Icaraí (10 a 13/2).
DICAS
Se você vai pular o Carnaval, tome nota de algumas dicas:
- Diga não à violência. Esbarrou? Desculpe-se. Esbarraram em você? Afaste-se
- Não dirija se sair de casa no intuito de beber
- Respeite a todos independente de orientação sexual, credo, etnia, gênero etc
- Use sempre camisinha
- Beba bastante água
- Use chapéu, roupas leves e protetor solar
- Jogue latas, garrafas e copos no lixo (e não na rua)
- Ouça música em tom baixo ou moderado
- Cuidado com o que come para não contrair infecção intestinal
- Prefira comidas leves
- Lave as mãos sempre que possível. Isso ajuda a evitar conjuntivite e até gripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário