quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Canários-da-terra são apreendidos em Caucaia

O Comando da Polícia Militar Ambiental(CPMA) apreendeu 19 canários-da-terra em uma residência no município de Caucaia, na manhã desta quinta-feira (6). A denúncia chegou à Sociedade de Proteção Ambientalpor meio de uma ligação anônima. O acusado, o revendedor João Batista Farias, afirmou que criava as aves apenas porque admirava a espécie e que não tinha a intenção de vendê-las. João Batista foi levado para o 18º DPJurema/Caucaia, mas aguardará posição da Justiça em liberdade.
A operação contou com o apoio da SPA. O presidente da entidade, Marcio Filho de Sousa, afirmou que, neste ano, aproximadamente 230animais silvestres já foram apreendidos. Conforme o artigo 29, da Lei de Crimes Ambientais (9605/98), apanhar espécies da fauna silvestre sem a devida permissão acarreta multa e detenção de seis meses a um ano.
O delegado titular do 18º DP, Wilton Farias, orienta que as pessoas que desejam criar animais silvestres procurem o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pois, a depender do caso, a autorização pode ser emitida."Tem alguns critérios, mas os que criam por conta própria sem autorização correm o risco de serem  flagrados", ressaltou. 
As denúncias de crimes ambientais podem ser feitas através do telefone do CPMA (3101-3545) ou do site da SPA.
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário