domingo, 9 de fevereiro de 2014

Iniciado o 1º ciclo de capacitações do Selo UNICEF

A primeira capacitação do Selo UNICEF ocorreu no dia 17 de dezembro de 2013, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense, localizada na Av. Desembargador Moreira, 2807. Esta foi a primeira de uma série de oito capacitações que integram o programa de formação do Selo. O primeiro encontro teve por objetivo informar toda a metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado, Edição 2013 – 2016, da região Semiárido, que tem como tema a frase “Eu e meu município crescendo juntos”.

De acordo com o Guia Metodológico do Selo UNICEF Município Aprovado, a referida Organização promove a capacitação de gestores e técnicos municipais – representantes de organizações do Sistema de Garantia de direitos, como os Conselhos de Direitos e Tutelares, com o objetivo de qualificar a sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, comunicação, cultura, esporte e lazer.

Os principais temas abordados durante a capacitação foram os eixos de avaliação, bem como, o impacto social e as ações estratégicas de políticas públicas e participação social. Além de abordar a comunicação como direito e o uso de ações estratégicas envolvendo o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e atividades com comunicadores.

Durante o encontro foi informado que deverá ser criada a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência que terá o objetivo de planejar, executar e acompanhar as ações previstas na metodologia do Selo UNICEF. Além de metodologias relacionadas aos Fóruns Comunitários, que deverão ser realizados pelo município, a fim de que a comunidade possa analisar a situação das crianças e dos adolescentes, planejando e sugerindo ações, pela garantia dos direitos da criança e do adolescente. 

http://selounicef-caucaia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário