segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Operação Carnaval protegerá foliões da dengue e outras doenças

A Operação Carnaval que a Secretaria da Saúde do Estado inicia nesta segunda-feira (17) vai diminuir o risco e proteger a população de doenças transmitidas por vetores, como dengue, leishmaniose, raiva e leptospirose em 25 municípios. O Núcleo de Controle de Vetores da Sesa mobilizará 33 servidores para realizar, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Saúde e dos municípios, ações de controle do Aeds aegypti, controle de roedores e apreensão de cães. Os municípios que receberão as ações são os que têm maiores concentrações de foliões durante o carnaval.
A pulverização espacial UBV (fumacê) acontecerá em dois períodos, antes e depois do carnaval. Em Fortaleza, o fumacê cobrirá 1.240 quarteirões dos bairros Cais do Porto, Jacarecanga, Mucuripe, Praia de Iracema, Praia do Futuro I e II, Meireles, Varjota e Vicente Pinzon, de 24 de fevereiro a 3 de março e, depois, de 10 a 15 de março. Também receberão o fumacê os municípios de Pindoretama, Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Aracati, Itaiçaba, Icapuí, Fortim, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Itarema, Trairi, Paraipaba, Paracuru, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Itapipoca, Camocim, Chaval e Granja, sempre nos locais de maior fluxo de foliões.
A operação vai realizar, ainda, a captura de cães e a desratização em mercados públicos, feiras livres e áreas comuns com maior concentração de bares e restaurantes. O objetivo e diminuir o risco de agressões e transmissão de doenças por cães, da contaminação de alimentos, risco de transmissão de zoonoses por roedores e prejuízos econômicos causados por ratos nas cidades de Icapuí, Fortim, Aracati, Beberibe, Cascavel, Aquiraz, Eusébio, Paracuru, Camocim, São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Itapipoca, Jijoca de Jericoacoara, Trairi, Acaraú e Paraipaba. Para a eliminação de roedores, serão utilizados 500 kg de raticidas.
Para a realização das ações, as equipes da Secretaria da Saúde do Estado visitarão os municípios das regiões de saúde de Acaraú, Tianguá e Camocim entre os dias 17 e 21 de fevereiro. Os municípios das regiões de saúde de Fortaleza, Cascavel, Caucaia, Itapipoca e Aracati receberão as ações entre os dias 24 e 28 de fevereiro.

 http://www.oestadoce.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário