sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Indígenas realizam manifestação na Bezerra de Menezes

Um grupo de 200 indígenas protestaram, na manhã desta sexta-feira, 21, em frente à sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), na avenida Bezerra de Menezes, em Fortaleza. Os indígenas solicitaram uma reunião com o secretário Nelson Martins para reivindicar mais atenção às causas da categoria, como construção de cisternas e incentivo à agricultura familiar.

Os manifestantes interditaram, no início da manhã, parte da Bezerra de Menezes. Por volta das 10 horas, Nelson Martins recebeu 20 indígenas, representantes de 14 etnias do Ceará, que estão em reunião com o secretário até o momento. O restante do grupo acampa no pátio da secretaria.

A decisão de ir até a sede do órgão foi tomada durante a manhã, na XIX Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará, que ocorre desde quarta-feira, 19, no território dos tapebas, em Caucaia. Segundo alguns participantes que conversaram com o O POVO, a intenção é chamar atenção da SDA para que incentive mais a agricultura familiar, além da necessidade da construção de cisternas nas regiões ocupadas pelas etnias.

Para o grupo, o processo de solicitação de cisternas é burocrático, pois requer muitos documentos e a maioria dos indígenas que fazem esse pedido não tem esse manejo. Os indígenas afirmam também que se sentem à margem e esquecidos pela secretaria, pois o secretário Nelson Martins não teria comparecido à assembleia deles em Caucaia, mas teria ido para encontro dos quilombolas.
Encontro
A XIX Assembleia Estadual dos Povos Indígenas do Ceará segue até sábado, 22, quando terá um debate sobre a organização do movimento indígena no Estado. Gestores das Organizações APOINME/MR-CE, COPICE, AMICE e OPRINCE expõesm o tema "Protagonismo e autonomia para construção de uma agenda política do movimento indígena no Ceará".

Redação O POVO Online com
informações do repórter Rômulo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário