quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Voto em trânsito: pedido vai até quinta-feira

Os eleitores que estão fora do domicílio eleitoral precisam ficar atentos ao prazo para se inscreverem e garantir o voto em trânsito.  O voto em trânsito poderá ser feito em 92 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores. O cadastro, que se encerra na próxima quinta-feira, é essencial para os eleitores votarem em trânsito. Dos 184 municípios, apenas dois – Fortaleza e Caucaia, com mais de 200 mil votantes, estarão preparados para esse tipo de votação.
O eleitor para se habilitar ao processo de votação em trânsito, deve apresentar documento oficial com foto em um cartório eleitoral e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. O eleitor deve indicar o local em que estará nos dias de eleições. Neste ano, o primeiro turno ocorrerá em 5 de outubro e o eventual segundo turno em 26 de outubro.
Para muitos, uma situação de alívio: o eleitor que votar em trânsito não precisa justificar a ausência para os outros cargos (governador, senador, deputado federal e deputado estadual) em disputa nestas eleições.
A pessoa que se inscrever para esta modalidade de votação estará automaticamente desabilitada para votar em sua seção de origem. Caso precise alterar o local de votação ou cancelar a habilitação para o voto em trânsito, a mudança poderá ser feita até o término do prazo de cadastro, em 21 de agosto.
A seção para o voto em trânsito deverá conter no mínimo 50 e no máximo 600 eleitores. Quando o número mínimo não for atingido, os eleitores habilitados deverão ser informados da impossibilidade de votar. Caso isto ocorra, sua habilitação será cancelada e o eleitor deve justificar a ausência ou votar na seção de origem.
Os eleitores inscritos para votar no exterior, mas que estejam no Brasil durante as eleições, pode fazer também o cadastramento para o voto em trânsito.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 80.419 eleitores se cadastraram para votar no primeiro turno e 76.458 no segundo turno em 2010. Naquele ano, o voto em trânsito era restrito às capitais.
http://www.cearaagora.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário