quarta-feira, 13 de agosto de 2014

White Martins celebra parceria

A White Martins e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) realizam hoje uma cerimônia para celebrar a parceria entre as duas empresas. Localizadas na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém, as duas companhias estão em fase de instalação e deverão impulsionar a produção industrial do Estado.
A White Martins é subsidiária de uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, a Praxair. Conforme nota encaminhada pela subsidiária, já foi iniciada na ZPE a construção de uma planta de separação de gases atmosféricos. A unidade deverá ser uma das fornecedoras dos insumos necessários à operação da CSP.
O projeto de instalação da planta foi aprovado pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) em junho último. O empreendimento ocupará uma área de 3,5 hectares e será a planta mais avançada da White Martins na América Latina.
Fornecedora
Outra empresa fornecedora da CSP, a Vale Pecém também está com obras já em andamento na ZPE. A unidade fará o beneficiamento do minério de ferro que será utilizado pela siderúrgica. O fornecimento do minério pode chegar a cinco milhões de toneladas anuais do produto.
Orçada em US$ 98 milhões e prevista para ocupar uma área de 14 hectares na ZPE, a usina de beneficiamento deverá ter sua produção inteiramente voltada para a CSP. A Vale é uma das sócias da siderúrgica, com 50% de participação nas ações do empreendimento. Os outros 50% das ações são divididos entre as companhias coreanas Dongkuk Steel e Posco.
Exportação
As empresas instaladas nas ZPEs têm de destinar atualmente 80% da produção para outros países, podendo os 20% restantes serem voltados ao mercado nacional. Contudo, tramita no Congresso uma proposta para reduzir o índice para 60%. A expectativa com a diminuição é tornar as zonas de processamento mais atrativas para investidores.
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário