terça-feira, 15 de março de 2022

Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) contribui para educação empreendedora de 500 alunos em escola no Pecém

 


Para o lançamento do programa, que será ministrado pelo Sebrae, a CSP recebeu professores da escola Barros de Pinho para uma programação especial na usina 

 

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) apoiará a implementação do Programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP) em São Gonçalo do Amarante (SGA) ao longo de 2022. Cerca de 500 alunos participarão da fase piloto, que contemplará a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral José Maria Barros de Pinho, no Pecém. Com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Ceará) e o apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, serão promovidas aulas de Ecopapelaria, Artesanato Sustentável, Empreendedorismo Social e Novas Ideias, Grandes Negócios para estudantes do 6º ao 9º ano.  

 

Para o lançamento do programa, a CSP realizou uma programação especial, na manhã de sábado (12/3), reunindo o corpo docente e técnico da escola contemplada, representantes da Prefeitura de SGA e consultores do Sebrae. Ao todo, 50 pessoas participaram do evento, com palestras sobre a educação empreendedora, entrega de kits com os livros do programa e um tour guiado na siderúrgica para a apresentação do processo de produção de aço. 

 

Educação empreendedora 

O Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP) receberá o suporte do programa Território Empreendedor, realizado pela CSP e Sebrae em São Gonçalo do Amarante. "O JEPP é muito importante para a CSP porque é uma forma de continuarmos estimulando esse cenário empreendedor na região. Estamos indo na base, naquele jovem que tem vontade de transformar, que quer mudar a sua comunidade, que tem sonhos. Por meio dessa metodologia, será possível utilizar o empreendedorismo em várias atuações escolares e demonstrar como o jovem pode crescer em possibilidades e oportunidades", explicou Cristiane Peres, gerente de Relações com Comunidades da CSP. 

 

A diretora da escola Barros de Pinho, Marli Braga Mendes da Silva, ficou encantada com a proposta de levar a educação empreendedora para os alunos. "Esse projeto vem fechar com as nossas expectativas, porque a gente prepara o nosso aluno para o amanhã e para o mercado. Nós estamos em uma cidade portuária, e essa parceria com a escola, levando essa vivência com a empresa para dentro da nossa comunidade, vem agregar mais ainda na vida do aluno", comemorou. 

 

O secretário executivo de Educação de São Gonçalo do Amarante, Fábio Oliveira, também falou aos professores durante o encontro. Para ele, o projeto tem o potencial de transformar a realidade de cada um dos 500 alunos. "As conquistas se iniciam quando você começa a mudar o seu próprio mundo. Cada aluno envolvido vai perceber a própria capacidade e a oportunidade que o projeto gera. O JEPP é inovador, criativo e faz com que o aluno reflita sobre o que ele pode alcançar no futuro", destacou. 

 

A professora de língua portuguesa Dayane Bezerra ressaltou os benefícios do projeto para toda a comunidade escolar. "Vem somar e colocar nossos jovens como verdadeiros protagonistas em escolhas do que querem, de como querem e como chegar. A parceria com a escola é de grande importância, porque nós estamos ali em um território de descobertas. Nós, professores, como facilitadores, estamos aqui para tentar direcioná-los para o melhor caminho", comentou.  

 

A diretora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação de SGA, Tássia Maria Gomes Martins, celebrou o lançamento do programa. "Estamos muito felizes com essa parceria da CSP. A educação empreendedora é um ganho sensacional dentro da educação. Ela trabalha também as habilidades e competências socioemocionais, como a tolerância, a motivação, a responsabilidade, a autogestão, a autoconfiança, o espírito de cooperação e o exercício de cidadania. Ela passa por esse viés, de formação integral do ser humano", detalhou.  

 

O articulador do Sebrae na região metropolitana, Pedro Silva, destacou o compromisso da CSP com as ações de desenvolvimento da economia local. Para ele, o trabalho de base com as crianças é um eixo essencial para mais resultados. "Com certeza, a parceria da CSP é fundamental no processo de aproximação do Sebrae com as lideranças locais, com os parceiros e vai ser fundamental nesse processo de culminância do projeto", afirmou. Em todo o Ceará, cerca de 200 mil alunos, em 54 municípios, deverão receber o programa do Sebrae ao longo de 2022. 

 

Próximos passos 

A primeira fase do programa será a de formação pedagógica aos professores e à equipe técnica da escola, quando serão apresentados os conceitos e metodologia do programa JEPP. A capacitação é realizada por meio de plataforma online e apoio da equipe do Sebrae. A escola também recebe todo o material didático para o desenvolvimento das atividades. Após, serão iniciadas as vivências dos alunos em oficinas específicas. A última fase do projeto será a Culminância, com a realização de feiras e exposição de produtos produzidos pelos alunos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário