Em reunião com líderes da Otan nesta quinta-feira (24), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o país precisa de apenas uma fração do poder de fogo combinado da aliança. “Vocês podem nos dar 1% de todos os seus aviões, um por cento de todos os seus tanques. Um por cento!”, pediu o ucraniano, em um apelo efusivo por mais assistência militar, segundo um alto funcionário do governo dos Estados Unidos que ouviu os comentários.
Mas Zelensky, no discurso feito virtualmente, falou “muito eloquentemente” para descrever os esforços de seus militares para defender os cidadãos ucranianos e os valores democráticos, disse a autoridade.
“Você tem milhares de caças, mas ainda não recebemos um… pedimos tanques para que possamos desbloquear nossas cidades, vocês tem pelo menos 20 mil tanques, mas ainda não temos uma resposta clara”, disse Zelensky.
Ele apelou aos líderes para que tomem as decisões necessárias para que isso aconteça. “Não podemos simplesmente comprar esses itens. Tal suprimento depende diretamente das decisões da OTAN, das decisões políticas”, disse Zelensky.
Ele também disse que os líderes da Otan devem reconhecer o que as forças armadas da Ucrânia demonstraram na guerra contra a Rússia.
“Por favor, nunca mais nos diga que nosso exército não atende aos padrões da OTAN. Mostramos quais padrões podemos alcançar. E mostramos o quanto podemos dar à segurança comum da Europa e do mundo”, disse Zelensky.
CNN
Nenhum comentário:
Postar um comentário