terça-feira, 15 de março de 2022

Caucaia inicia aplicação da 4ª dose da vacinação contra Covid-19 em imunocomprometidos

 

A ação vai contemplar pessoas acima de 18 anos e vai acontecer sem agendamento prévio
 

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciará, nesta segunda-feira (14/03), de 9h às 15 horas, a aplicação da quarta dose da vacinação contra Covid-19 em imunocomprometidos que possuam idade superior a 18 anos e que receberam a terceira dose há, no mínimo, quatro meses.

A imunização, que obedece a uma recomendação do Ministério da Saúde, não terá a necessidade de agendamento prévio e acontecerá em quatro pontos fixos de vacinação do município.

Atualmente, Caucaia tem 2.477 pessoas com imunossupresão cadastrados no Saúde Digital.  Deste total, mais de 70% não compareceram para tomar a primeira dose.
 
Documentação necessária

 

Ao comparecer aos locais  de vacinação, é necessário apresentar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado.
Nestes casos, além dos documentos de identificação, para receber a dose de reforço, é necessário apresentar documentação comprobatória. De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados imunossuprimidos as categorias abaixo, que devem apresentar os seguintes documentos:


I - Imunodeficiência primária grave: atestado/relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa doença. Não poderá ser apenas o CID.
II - Quimioterapia para câncer: atestado/relatório médico descritivo com dados clínicos, exames e tratamento que comprovem essa condição. Não poderá ser apenas o CID (validade um ano).
III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa condição (não poderá ser apenas o CID) ou relatório de alta (transplante ou relatório médico descritivo com tipo de transplante).
IV - Pessoas vivendo com HIV/AIDS: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa doença (não poderá ser apenas o CID) ou exame que comprove (teste rápido ou outro) ou cadastro Siscel ou Siclom.

V - Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias: relatório médico descritivo com dados clínicos e exames que comprovem a condição de uso de corticóide nessas condições: acima de 20mg/dia e tempo maior que 14 dias (no momento da vacina) ou receita médica (que indique tratamento vigente – no momento da vacina).
VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem a doença (não poderá ser apenas o CID), e receita médica que contenha alguma das medicações a seguir. Leflunomida; Micofenolato de mofela; Azatiprina; Ciclofosfamida 6-mercaptopurina; Ciclosporina; Tacrolimus; Metotrexato ; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacinibe, baracinibe e upadacinibe).
VII - Pacientes em hemodiálise: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa condição (não poderá ser apenas o CID) ou comprovante de diálise (cartão ou outro documento que comprove a hemodiálise).
VIII - Pacientes com doenças auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias¹: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa doença. Não poderá ser apenas o CID.
¹Doenças Inflamatórias crônicas imunomediadas: Artrite Reumatóide; Anemia hemolítica autoimune; Crioglogulinemia mista essencial; Cirrose biliar primária; Doença de Crohn; Doença de Kawasaki; Dermatomiosite; Esclerose Múltipla; Esclerodermia sistêmica; Espondilite anquilosante; Granulomatose de Wegener; Hepatite Auto-imune; Lúpus Eritematoso Sistemico; Miastenia gravis; Mielite transversa; Polimialgia reumática; Poliarterite nodosa; Polimiosite; Psoríase (Artrite psoriática); Púrpura de Henoch-Scholein; Retocolite ulcerativa; Sarcoidose; Síndrome Sjogren; Vasculites.

 

Como se cadastrar (1ª dose)?
O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.
1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br
2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro";
3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados:
4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada;
5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro;
6) Verifique o e-mail de confirmação.
 
Serviço:
Caucaia inicia aplicação da 4ª dose da vacinacão contra Covid-19 em imunossuprimidos
Data: a partir de segunda-feira (14/03)
Horário: 9h às 15h
Endereços:
- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 – Açude)
- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)
- Paróquia sagrado Coração de Jesus (Av. A, 760 – Nova Metrópole)
- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba – Rua das Flores, 21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário