terça-feira, 30 de agosto de 2011

Adolescente é resgatado algemado durante tratamento no Caps

Um adolescente em conflito com a lei foi resgatado na manhã desta terça-feira (30), quando fazia tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da Regional IV, no bairro Vila União, em Fortaleza. O garoto de 16 anos cumpria medida socioeducativa no Centro Educacional Dom Aloísio Lorscheider (Cecal), também na Capital cearense.

De acordo com informações do Caps, dois homens armados entraram no local por volta das 10 horas da manhã e resgataram o paciente, que estava algemado. Durante a ação, funcionários do Centro foram rendidos, causando pânico a todos que estavam no local. A polícia já foi acionada e está no Capes colhendo informações para a investigação.

Sem acompanhamento policial

No momento em que foi resgatado, o garoto estava algemado, sob a responsabilidade de um instrutor do Cecal. Apesar disso, não havia nenhum policial. Segundo a coordenação do Capes, o paciente fazia acompanhamento psiquiátrico no Centro desde 2008, pois era bastante violento. Ele responde por vários processos judiciais, inclusive, por crimes de homicídio.

Não é a primeira vez

Ainda segundo informações do Centro de Atenção Psicossocial, essa não é a primeira vez que o garoto tenta fugir enquanto fazia tratamento. Em outra ocasião, o paciente tentou fugir a pé, mas acabou contido.

Vigilância sem policiamento

O Jangadeiro Online entrou em contato com a Secretaria do Trabalho e Defesa Social (STDS), responsável pelo Cecal, para saber como se dá a vigilância dos adolescentes infratores em casos como esse. Por meio da assessoria de imprensa, foi informado que, de acordo com o Estatudo da Criança e do Adolescente (ECA), não é permitido o uso de força policial.

A vigilância dos adolescentes é feita por instrutores, que acompanham os infratores, inclusive, quando precisam fazer algum tratamento ou atividade fora do Centro Educacional. Ainda segundo a STDS, todas essas atividades externas são comunicadas ao Ministério Público antes de serem realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário