segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Campus do IFCE em Caucaia é inaugurado

A mais nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o campus avançado de Caucaia, foi entregue oficialmente à comunidade nesta última segunda-feira, dia 29, em solenidade com a presença do Governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, do reitor do IFCE, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, do prefeito do município, Washington Luiz de Oliveira Gois, do entre outras autoridades.

O campus avançado de Caucaia, que fica por trás do Fórum, atenderá a demanda de mão-de-obra especializada para acolher a necessidade do Complexo Industrial do Porto do Pecém por meio da oferta de cursos de nível técnico em Eletroeletrônica, Metalurgia e Petroquímica. Na estrutura de campus avançado, Caucaia é administrado pelo campus de Maracanaú do IFCE.

Inaugurada no dia 29 de novembro de 2010, pelo então presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, de forma virtual e simultaneamente com outros Institutos Federais do Brasil, a nova unidade teve sua aula inaugural realizada no dia 1º de agosto, dirigida a 400 estudantes da rede municipal que participam do Pró-técnico, curso que visa preparar jovens interessados em ingressar, através do processo seletivo, na formação técnica e tecnológica oferecida pelo instituto.

Também estavam presentes no evento, além de todo o secretariado municipal e do presidente da Câmara Municipal de Caucaia, Tanilo Menezes; o Secretário da Ciência e Teconologia do Estado, René Barreira; o diretor-geral do Campus de Maracanau do IFCE, Júlio César da Costa Silva; o diretor do Campus Avançado de Caucaia, Rodrigo de Freitas; o deputado estadual Paulo Facó; o diretor do Fórum de Caucaia, Miguel Pinheiro; Ricardo Caminha, Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal; e Raimundo Barroso Lutif, gerente de Estruturação de Negócios da Petrobrás.

O campus

O campus é composto por 4 salas de aulas, 7 laboratórios, sala de videoconferência, biblioteca, sala de professores, auditório e quadra poliesportiva com vestiários feminino e masculino, num investimento total de R$ 2,9 milhões. Iniciarão, já no semestre do ano que vem, os cursos técnicos de Eletroeletrônica (instrumentação) e de Metalurgia (mecânico montador). O curso técnico em Petroquímica iniciará em 2012.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário