terça-feira, 31 de julho de 2012

Caucaia: Setores apresentam projetos de qualificação profissional ao governador

Senai apresentará o projeto de uma unidade escola em Caucaia para atender às demandas do CIPP e das cidades do entorno em reunião na próxima quarta-feira. Inicialmente, a oferta será de nível um com capacidade instalada para atender 1200 alunos concomitantemente por dia

A necessidade de qualificar mão-de-obra para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) é um dos principais desafios identificados nas reuniões do Pacto do Pecém, que discutem o Complexo. O grupo se reuniu ontem na Assembleia Legislativa. Uma das primeiras providências para minimizar a debilidade será apresentar um relatório de formação profissional. As informações deverão ser fornecidas pelas sociedades representativas de classe em reunião com o governador Cid Gomes no início da próxima semana.
Segundo o gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Raimundo Ferreira Façanha, a reunião deverá acontecer na próxima quarta-feira, 8. Ele preferiu não citar as outras entidades que participarão, mas destacou que o Senai apresentará o projeto de uma unidade escola em Caucaia para atender às demandas do CIPP e das cidades do entorno. O empreendimento ainda não possui uma denominação, mas será um Centro de Formação.
As obras devem começar em 2013 e o empreendimento deve ser entregue já em 2014. O custo total do projeto é entre R$ 5 e R$ 6 bilhões. Os recursos serão aportados pelo Senai a partir de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Inicialmente, a oferta será de nível um com capacidade instalada para atender 1200 alunos concomitantemente por dia. A demanda pode se expandir até o nível 3, com 3.500 alunos capacitados por dia. Os cursos deverão seguir o padrão do Senai, com carga horária maior, chegando a uma média de 800 a 2 mil horas totais.
Façanha explicou que o Centro será instalado no centro de Caucaia para atender a demandas não apenas do próprio CIPP, mas de outras indústrias nas cidades vizinhas. Ele criticou a localização do Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC), no Complexo Industrial do Pecém (CIPP). De acordo com ele, o acesso é difícil. O CTTC está sendo coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE).
Façanha destacou que é necessário não focar os esforços apenas no próprio CIPP, mas também nas empresas do entorno. Segundo ele, o Senai não está esperando para que as empresas estejam instaladas. Ele destacou que o Senai já possui cursos há cinco anos em áreas que serão importantes como automação, construção, montagem de caldeiras, manutenção e montagem de equipamentos.
Outra entidade presente à reunião do Pacto pelo Pecém foi a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL). Segundo o diretor da FCDL, Lima Júnior, o CIPP vai criar oportunidades de negócios para o comércio. No entanto, segundo ele, essas potencialidades ainda não foram definidas e precisam ser melhor discutidas. %u201CUma das fragilidades é o desconhecimento das oportunidades de negócios%u201D, ressaltou.
Outra demanda destacada pelos empresários presentes é a questão logística. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Carnes de Fortaleza (SindiCarnes), Francisco Everton, será demandada a construção de novas estradas para chegar ao complexo. Além disso, segundo ele, será necessária uma gama de serviços como cinemas, centros comerciais, colégios, para atender à população que chegará as cidades do entorno do porto. %u201CNão podemos aceitar que seja feito de qualquer maneira%u201D.
Para os empresários, os serviços ofertados nas cidades também precisam aprimorados. Os impactos ambientais que podem ser evitados também foram elencados como uma questão a ser discutida. Eles discutiram ainda a implementação de uma unidade gestora do CIPP.

OPOVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário