terça-feira, 31 de julho de 2012

Refinaria do Pecém

Uma fonte do Palácio da Abolição informa:
Na próxima 6ª feira, 3, o governador Cid Gomes terá, em Brasília, mais uma reunião com diretores da Petrobras para discutir um tema que já se transformou em algo ridículo.
Trata-se da cessão de uma área de menos de 50 hectares à comunidade indígena Anacés, sem o que estará inviabilizado o mais importante projeto estruturante de interesse do Ceará e de toda a sua população: a Refinaria Premium II da Petrobras.
Esse imbróglio já dura dois anos.
Na China, em Cuba, na Venezuela ou nos EUA isso já teria sido resolvido.
Parece até que potências estrangeiras – financiando ONGs locais – tudo fazem para retardar as novas refinarias da Petrobras, que produzirão e exportarão combustíveis de alto valor agregado.
Na geopolítica do economia globalizada, a concorrência é uma guerra.
A mesma coisa acontece com a construção da BR-163, que ligará Cuiabá a Santarém, reduzindo o preço do frete da soja brasileira, o que será muito ruim para os EUA.
Da mesma forma acontece com o meio-ambiente. Exemplo: a Holanda, que destruiu todas as suas matas para ser a potência industrial que é hoje, financia ONGs brasileiras para que a ferrovia Norte-Sul não seja duplicada e para que a BR-163 não seja construída.

Egidio Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário