terça-feira, 24 de julho de 2012

Pé na areia e no asfalto

Confira a primeira parte da viagem de dois kitesurfistas e um fotógrafo pelo Litoral Oeste do Estado
Durou da última sexta-feira até o último domingo a aventura de um grupo de cearenses que percorreu seis praias em três dias, pelo projeto "Smolder na Estrada", cujo objetivo é fazer um guia das melhores lugares para prática dos esportes com prancha no Litoral Oeste do Estado.



A comitiva, formada pelos kitesurfistas Célio Beleza, Bruno Bordovsky e pelo fotógrafo Paulo André, partiu para duas praias logo no primeiro dia: Pico das Almas e Praia do Pecém.

O destino inicial da equipe cearense foi a mais tranquila das praias da região da Vila do Cumbuco, em Caucaia. Diferente das outras praias, que contam com diversos hotéis e barracas, o Pico das Almas tem pouca estrutura urbana, mas com grandes atrativos naturais. O lugar é perfeito para quem procura lugares com ondas e ventos fortes, ou para pessoas que desejam um lugar sem muita badalação e com grandes opções de um contato intenso com a natureza. O atleta Célio Beleza recomenda que o turista ou esportista leve alimentos e bebidas para poder desfrutar de um agradável dia na praia. O lugar é tradicional e muito recomendado pela comunidade local, que conseguiu se manter autêntica, apesar do grande fenômeno turístico.

Não só o Pico das Almas como todas as praias da região são muito procuradas por esportistas do mundo todo, já que os melhores ventos e ondas passam por essa região. Kitesurf, windsurf, surf e stand up paddle são os mais praticados por lá.

"A localidade possui longas pistas asfaltadas, que são lugares ideais para andar de skate longboard em dias sem condições de vento e ondas", afirma Célio Beleza, que lembra: "a melhor época de vento é de maio a janeiro. E a melhor época de onda fica entre outubro e abril".

Pecém

Já na cidade de São Gonçalo do Amarante, a primeira praia visitada foi a do Pecém. No local, existe um "reef break" (quando a onda quebras em recifes de corais) super perigoso, com cerca de 50 cm de profundidade, onde grandes ondas abrem para os dois lados. "Com um vento lateral bem difícil, o surfistas podem fazer ótimas manobras, bem próximas aos corais. Deve-se tomar muito cuidado para evitar cortes nos pés e nas pernas".

A segunda opção do grupo na localidade foi a Pedra Redonda, outro trecho da Praia do Pecém. De acordo com Célio Beleza, o local é famoso por suas longas, rápidas e perigosas ondas. "Uma rasa bancada de corais faz com que a onda quebre perfeita. Algumas ondas alcançam até dois metros de altura com um forte vento que dificulta um pouco as manobras na onda", diz. Melhor época de vento para esse "spot": de maio a janeiro. Já a melhor para ondas é de outubro a abril.

Amanhã, a segunda reportagem da série trará mais um pouco das peculiaridades do Litoral Oeste para os esportes radicais. 

dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário