quinta-feira, 19 de julho de 2012

Índios da comunidade Tapeba participam de reunião na DPU em Fortaleza


19.07.2012 Indios tapeba FortalezaFortaleza, 19/07/2012 - Representantes da comunidade indígena Tapeba, localizada em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza (CE), estiveram no último dia 13 de julho na sede da Defensoria Pública da União no Ceará (DPU/CE). O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas relativas aos direitos desses cidadãos.
Na ocasião, os índios mencionaram problemas recentes que têm vivido quanto à ocupação de suas terras, que compõem as aldeias Coité, Lagoa dos Tapebas, Sobradinho, Lagoa dos Bestas, Trilho e Icapuan. Ficou acertado que a Defensoria irá cobrar rapidez junto à Fundação Nacional do Índio (Funai) no processo demarcatório das áreas indígenas.
Questões previdenciárias também foram abordadas. Além de responder às dúvidas dos participantes, os defensores se propuseram a fazer uma palestra na comunidade, com o objetivo de esclarecer a todos sobre seus direitos e, a partir daí, detectar os casos que podem ser encaminhados à DPU/CE.
Weibe Costa, representante da comunidade Tapeba, considerou a reunião bastante proveitosa. "Ficamos contentes em ver que a Defensoria pode nos ajudar muito", comentou.
O defensor federal Feliciano de Carvalho concordou com a avaliação positiva de Weibe. "Foi proveitoso tanto para os indígenas, como para nós da DPU; esclarecemos as dúvidas que as comunidades trouxeram e, além disso, identificamos as expectativas dessa população em relação à Defensoria", disse.
Representaram a DPU/CE os defensores Eduardo Negreiros e Feliciano de Carvalho, bem como o sociólogo Daniel Gomes. O encontro contou ainda com a participação de Valdênia Lucena e Lucio André, da Funai, e Aline Carvalho e Maria Solare, integrantes do Centro de Defesa e Proteção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza.
Comunicação Social DPGU

Nenhum comentário:

Postar um comentário