terça-feira, 21 de maio de 2013

Ação Global promove cerca de 50 mil atendimentos em Caucaia



Um público em torno de 16.700 pessoas participou sábado (18/5) da 20ª edição do Ação Global, evento promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e Rede Globo, realizado no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), em Caucaia, município da região metropolitana de Fortaleza. Com prestação de serviços nas áreas da saúde, beleza, cidadania, educação, esportes e lazer, dentre outros, o evento proporcionou o acesso a serviços básicos, em um só lugar, para a comunidade de Caucaia e localidades próximas. Trata-se de uma iniciativa de inclusão social e promoção do acesso à cidadania, realizada em todo o território nacional. Durante nove horas, foram efetuados aproximadamente 50 mil atendimentos por 37 parceiros do evento, que contou com 900 voluntários, sendo 96 do Sistema FIEC.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Roberto Proença de Macêdo, ressaltou o espírito cidadão do evento: “São 900 voluntários reunidos com a missão de servir em mais de 60 modalidades de atendimento. Isso é muito bom porque mostra que o espírito cidadão está presente na nossa sociedade”. Segundo ele, o atendimento prestado é apenas uma gota d’água dentro do oceano de carência por serviços no Ceará e mostra que vale a pena fazer com que a população, por exemplo, esteja com os documentos em dia. O presidente da FIEC destacou que, pela sua grande importância e impacto social, o Ação Global faz parte do calendário da indústria.

O superintendente regional do SESI, Francisco das Chagas Magalhães, disse que o Ação Global é uma iniciativa impactante na vida das comunidades, principalmente das mais carentes.  Para ele, é comum ver anualmente no evento pessoas adultas tendo acesso pela primeira vez a documentos considerados básicos, como carteira de identidade. “Há uma carência muito grande no acesso a serviços de cidadania. Enquanto isso existir, o Ação Global estará presente para cumprir essa importante missão social.”

O prefeito de Caucaia, Washington Gois, destacou a importância da realização do Ação Global no município, considerado hoje um dos que mais crescem em termos econômicos no Ceará. "Estamos caminhando a passos largos, e Caucaia estava precisando de um dia assim, com a oferta de vários serviços com essa estrutura oferecida pelo SESI e seus parceiros."

Para o coordenador da lazer do SESI, Paulo de Társio Meyer, o resultado do Ação Global realizado em Caucaia é positivo por vários aspectos. Ele destaca, por exemplo, que a iniciativa em levar o evento para um município da região metropolitana de Fortaleza revela a intenção cada vez maior do SESI em oferecer serviços na área de cidadania. "Felizmente, quando fazemos em Fortaleza, notamos que a demanda vem diminuindo graças também ao trabalho de outras instituições. Ao sairmos da capital, todavia, ainda se verifica muita carência." Paulo, nesse sentido, cita a participação dos parceiros como prova de esforço em prol da ação de cidadania. Este ano, lembra, agregaram-se parceiros importantes nesse tipo de ação, como os responsáveis pelo Seguro Dpvat, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O coordenador de lazer aponta ainda como esforço importante iniciativas voltadas para a mulher, já que a temática oficial do Ação Global este ano é direcionada a esse público. "Tivemos vários espaços específicos para atender à mulher", lembra Paulo. O evento também aproveitou o 18 de maio para reforçar a conscientização sobre a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Este data marca o dia nacional de combate a esse problema. Outra data lembrada no evento em Caucaia foi o Dia Mundial de Conscientização sobre a Hepatite, comemorado em 19 de maio. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), somente no Brasil, mais de cinco milhões de pessoas desconhecem que estão infectadas com o vírus da doença, sendo, por isso, importante o diagnóstico precoce.

Em termos de atendimentos, os serviços de lazer foram os que registraram maior número de participação, com 13.844 pessoas tendo se utilizado das ações esportivas e culturais e afins. Os culturais, com apresentações artísticas principalmente, receberam cerca de 7.900 assistentes. Já as atividades esportivas, realizadas no campo de futebol em frente ao CRAS, contabilizaram 140 participantes. Em seguida, vieram os atendimentos na área de saúde. Nesta edição, as orientações preventivas e ações sobre hábitos de higiene, com 3.559 atendimentos, e as orientações sobre alimentação (1.606) foram as mais procuradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário