segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

caucaia: Divisão de Homicídios desarticula quadrilha e apreende arsenal de armas

Uma quadrilha responsável por vários homicídiosem Fortaleza e Região Metropolitana foi desarticulada após operação da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Oito pessoas foram presas e arsenal de armas foi apreendido. As investigações tiveram início na última semana, com seu ponto alto na quinta-feira, 26.

As prisões foram efetuadas no Centro de Caucaia e em uma fazenda na Zona Rural do município. O primeiro a ser preso foi Antonio Gerlando Sampaio Viana, 29, conhecido como "Toinho das Armas", considerado o chefe da quadrilha e que responde dois processos por tráfico de drogas e cinco por homicídio. Com ele, a Polícia também prendeu Valdei Rufino Libanio, 20, o "Dei", que responde por tráfico de drogas e era foragido do 20º Distrito Policial (DP), e Francisco Jacinto Ferreira das Flores, 23, que responde por dois homicídios. Com o trio, os policiais apreenderam duas pistolas, sendo uma de uso restrito das forças policiais, e vasta munição.

A operação também efetuou a prisão de Alexandre Nascimento da Silva, 31, que responde por porte ilegal de arma, crime de trânsito, roubo e ameaça, e Antonio Carlos Sousa Gomes, sem antecedente criminal. Com a dupla, foram apreendidas quatro espingardas, uma pistola calibre 380, um revólver Magnum 357, uma carabina ponto 30, tipo Magal de fabricação israelense, além de vasta munição, carregadores de pistolas, cocaína, uma balança de precisão, aparelhos celulares, relógios, joias e a quantia de R$ 20 mil.

Uma semana antes, os agentes da DHPP prenderam Francisco Cilas de Moura Araújo, 37, que responde por três homicídios, porte ilegal de arma e formação de quadrilha, e Leonardo Chaves Gomes, 18, e Francisco Rafael da Silva, 36. O trio também faz parte da quadrilha.

De acordo com a DHPP, entre os crimes investigados atribuídos a quadrilha, está o homicídio de Josivan Carneiro de Sousa, 23, ocorrido no último dia 10, na rua Maria Andrade, no Parque São Gerardo, em Caucaia.

O diretor da DHPP, o delegado Luiz Carlos Dantas, acredita que com a prisão de "Toinha das Armas" e a desarticulação da quadrilha, os homicídios em Caucaia, Fortaleza e municípios adjacentes devem diminuir. Além do delegado Dantas, a operação contou com o delegado Márcio Gutierrez e a participação de 20 inspetores da Polícia Civil.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário