segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Sociedade sem dinheiro começa nos primeiros meses de 2014

A menina Rosa Maria, que deve nascer entre janeiro e fevereiro do próximo ano, virá ao mundo em um modelo diferente de convivência. Isso porque os pais planejam criar a filha em comunidade alternativa – autossustentável e sem comércio –, prevista pelo grupo Crítica Radical para começar ainda nos primeiros meses de 2014. No último sábado, integrantes debateram a implementação da “Sociedade Sem Dinheiro”, que deve ser fundada na Região Metropolitana de Fortaleza.

“Com certeza estaremos lá ainda no primeiro semestre do ano. Temos um casal esperando uma filha, a Rosa Maria, e já queremos muito o bebê nascendo lá”, afirma uma das líderes do movimento, Rosa da Fonseca - que inspira o nome do bebê, junto com a ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele. Apesar de não precisar data exata para o início da comunidade, ela garante empenho no sentido de debater a implementação.

Segundo Rosa, o grupo já elencou uma série de terrenos possíveis para início do projeto, todos em municípios próximos de Fortaleza. A ideia é garantir proximidade dos “sem dinheiro” com movimentos sindicalistas e sociais. Alguns municípios avaliados como possível lar de Rosa Maria são Caucaia, Horizonte, Maranguape e Itaitinga.

“Queremos ficar próximos porque temos que ter contato com os movimentos. Nosso principal debate e desafio é que não queremos só ficar lá, isolados e distantes do mundo. Nós queremos ser uma referência política, mostrar que existe um modelo pós-capitalista, superior ao que estamos vivendo”, diz.

De acordo com Rosa, o movimento terá fase inicial de captação de recursos, como venda simbólica de terrenos e levantamento de doações. A partir daí, todo dinheiro e relação de comércio será extinta. “Claro que precisaremos de recurso para iniciar, mas depois disso viveremos só da partilha, da dádiva. Vamos precisar de todo apoio nesse primeiro período”, diz ela, que aponta o acampamento do Parque do Cocó como experiência norteadora do projeto. “Assim como lá, teremos galpão de convivência para estimular integração”.

No último sábado, integrantes do Crítica Radical destacaram experiências bem sucedidas de comunidades alternativas em diversas regiões do Brasil. Foram realizados debates mais “práticos”, como sobre agricultura e arquitetura orgânica. Encontro para debater diretrizes mais ideológicas do grupo está marcado para o próximo sábado.

Serviço

Grupo Crítica Radical
Endereço: Rua João Gentil, 47
Praça da Gentilândia - Benfica
Fone: (85) 3081.2956

Saiba mais

Os mandamentos da sociedade sem dinheiro
Sustentabilidade Toda a produção do grupo será autossustentável: se costura para vestir, se planta para comer. Excedentes serão doados.

Dinheiro será abolido após fase inicial do grupo.

Relações de produção e consumo serão coletivas. Grupo planeja ainda sessões de “partilhas”, onde cada um pode se abrir sobre o que está sentindo no momento.

Membros da sociedade não podem se “desligar” do mundo externo. A ideia é que o espaço vire referência política para lutas sociais.

o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário