quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Oficinas reiniciam as atividades do Centro de Produção Cultural



Acesso externo ao pavilhão (oca) principal

Com sua abertura cerimonial prevista para o próximo mês de janeiro, de acordo com a liderança Weibe Nascimento, o Centro de Produção Cultural Tapeba (CPC Tapeba) e o Memorial Cacique Perna de Pau foram entregues aos indígenas da etnia hoje (27), após ampla reforma de suas instalações. A ação foi promovida por uma parceria da ACITA-Associação das Comunidades dos Índios Tapeba de Caucaia/CE com a empresa Vivo Telefonia e Telecomunicações (Telefonica), com o apoio da FUNAI / CR Nordeste II (CE-PI-RN-PB).


Salão principal abriga a realização de oficinas


Atualmente, o CPC empreende, para cerca de 40 pessoas, uma oficina de artesanato, voltada ao uso da palha e de sementes, mas nos espaços do CPC também será possível informar-se sobre o histórico da resistência Tapeba, a partir de exposições que detalharão a saga dos seus antepassados. 


Visão interna da estrutura de atendimento ao público


Localizado no quilômetro sete da BR-222, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, o CPC Tapeba acomodará a comercialização de artigos indígenas produzidos pelas famílias da etnia e — uma aspiração antiga dos índios — deverá abrigar um pioneiro Centro de Estudos Étnicos.



Sede do Memorial Cacique Perna-de-Pau terá museu


A previsão é de que no CPC — originalmente inaugurado em 2005 e desativado em 2010 — os/as visitantes possam apreciar e adquirir peças do artesanato e itens da culinária indígena, além de presenciar algumas danças e rituais Tapeba, como o Toré.

CPC Tapeba já dispõe de vários equipamentos

O memorial deverá receber eventos versando sobre aspectos específicos de sua cultura e natureza — como as exposições Encantados das Águas e Ambientes Aquáticos Tapeba-Avifauna, lá promovidas em uma etapa anterior de seu funcionamento —, significando um empreendimento auto-sustentável para a comunidade indígena.



Anterior cobertura de palha foi substituída por esta, de telhas ecológicas


Com o término das obras de recuperação da estrutura do Centro, falta ainda a construção de uma passarela ligando a pista da BR-222 à oca. Em 2014, o local deverá contar com quiosques para a exposição dos produtos, realização de outras oficinas de produção artesanal, lanchonete específica para a confecção e comercialização de iguarias da culinária indígena e exposições do memorial. 

Visão atual do espaço — pavilhão e memorial — que 
deverá receber ainda tratamento paisagístico adequado


O projeto do CPC Tapeba remonta a 2001, quando uma parceria entre a francesa Fundação Abbé Pierre e a ONG ADELCO-Associação para o Desenvolvimento Local Co-Produzido, deu início à sua construção visando gerar emprego e renda para os indígenas e tornar auto-suficientes, em vários aspectos, os Tapeba. Para tanto, à época foram realizados cursos de capacitação para os índios, em diversas áreas. Com o apoio da Vivo, estas pretensões poderão agora ser retomadas.


(texto: Marco Krichanã)
(fotos: Luiz Antonio Fossaluzza Jr./Vivo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário