segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Esquemas de segurança e trânsito no Réveillon em Fortaleza terão mais de 1000 policiais e 146 agentes

A estrutura de segurança e de trânsito vai ser reforçada para receber fortalezenses e turistas no dia 31 no Aterro da Praia de Iracema para Réveillon. Mais de 1000 policiais vão fazer a segurança e 146 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) vão coibir infrações no local. A festa contará com atrações como Paula Fernandes, Paralamas do Sucesso, Gusttavo Lima e MC Leozinho, banda Garota Safada e a dupla Ítalo e Renno, além de outros músicos e humoristas locais.
O Réveillon de Fortaleza começará às 18 horas do dia 31 e tem previsão de encerrar às 6h do dia 1º de janeiro. Foto: Beatriz Bley
A partir das 17 horas do dia 31 de dezembro, 906 policiais militares serão divididos em dois turnos à pé, em viaturas, motocicletas e a cavalo. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também faz parte do esquema.
A ação, contará com 18 viaturas, 35 motocicletas e nove cavalos. A partir das 22 horas, o número de motos passa para 44 e o de cavalos vai a 27.
O Corpo de Bombeiros, vai disponibilizar 50 homens na orla de Fortaleza entre o dia 31 e dia 1º. Já a Polícia Civil garantirá 55 policiais entre escrivães, inspetores e delegados. As principais delegacias para atendimento serão o 2º Distrito Policial, no Meireles; o 34º DP, no Centro; e Delegacia de Turismo, na Praia de Iracema.
Já os agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) ficarão distribuídos em 47 viaturas e 28 motocicletas, além de postos fixos nos principais pontos de bloqueio.
Agentes vão proibir estacionamento irregular
A primeira ação da AMC será coibir o estacionamento em toda a área do Aterrinho, mais precisamente na Av. Beira-Mar, entre as ruas Arariús e Ildefonso Albano, onde será montada a Praça de Alimentação. A proibição terá início às 0h do dia 31.
A mesma operação será realizada a partir de 5h30 do mesmo dia na Av. Historiador Raimundo Girão, em frente ao Aterro, onde acontecerão os shows. As proibições permanecerão válidas até o final do evento.
Vias serão bloqueadas do dia 31 ao dia 1

Os bloqueios viários terão início às 14h do dia 31 e a previsão é que o desbloqueio das vias aconteça às 7h do dia 1º de janeiro de 2014.
As principais vias bloqueadas serão a Av. Beira-Mar, entre R. Arariús e R. Ildefonso Albano, e a Av. Historiador Raimundo Girão, entre R. Ildefonso Albano e Av. Barão de Studart. Os desvios serão realizados pela R. Ildefonso Albano e Av. Barão de Studart. 
  
As vias perpendiculares que dão acesso ao Aterrinho e ao Aterro da Praia de Iracema também serão bloqueadas, da R. Barão de Aracati até a R. Monsenhor Bruno, liberadas apenas para o fluxo de pedestres. 

Os moradores e hóspedes dos hotéis que dispõem de garagem localizadas no trecho interditado terão acesso de carro mediante apresentação de comprovante de endereço e liberação dos agentes de trânsito nos postos de controle. 

No decorrer da festa, os agentes de trânsito irão reforçar a fiscalização nas ruas Pereira Filgueiras e Tenente Benévolo, rotas de desvio dos ônibus, e na Rua Ildefonso Albano, por onde será desviado o tráfego de veículos.

Aterro terá 56 refletores
O Aterro da Praia de Iracema receberá cerca de 56 refletores com potência que varia de 400 a 1000W para melhorar a segurança de quem acessará o local do evento a pé.
Evento terá dois postos médicos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em parceria com as secretarias municipal e estadual da saúde, vai disponibilizar dois postos médicos avançados. O maior, ao lado do palco, contará com três médicos, além de enfermeiras e auxiliares que realização desde a administração de remédios até pequenas cirurgias, duas viaturas estarão no local para fazer remoções.
O outro ponto de atendimento, localizado próxima à rua Idelfonso Albano, contará com um médico no posto e outro numa unidade móvel.
Transporte coletivo reforçado com 1.645 veículos
A frota de transporte coletivo será reforçada para a festa de Réveillon. Ao todo, serão 1.645 veículos estarão disponíveis para atender a população com tarifa social em vigor nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro com passagens R$ 1,60 (inteira) e R$ 0,80 (meia).
Devido ao bloqueio de trânsito no entorno no Aterro, os itinerários das linhas que trafegam pelo local será desviados. No sentido leste-oeste, as linhas de ônibus deixarão de circular no corredor Abolição - Historiador Raimundo Girão, passando para a Av. Senador Virgílio Távora, Av. Dom Luisa e Rua Tenente Benévolo. Já no sentido-oeste, os coletivos farão o desvio pela Rua Pereira Filgueiras e Av. Desembargador Moreira.
A Etufor vai distribuir 60 agentes operacionais nas ruas Pereira Filgueiras e Tenente Benévolo para organizar o embarque e desembarque de passageiros.
A partir das 18h do dia 31 até 6h do dia 1º, 110 linhas especiais vão sair de cada terminal direto para o evento. Cerca de 50% dos veículos dessas linhas especiais serão acessíveis com elevadores acoplados. São elas:

- Linha especial 781 - Castelo Encantando/Aterro/Pereira Filgueiras
- Linha especial 782 - Caça e Pesca/Aterro/Pereira Filgueiras
- Linha especial 783 - Meireles/Aterro/Pereira Filgueiras
- Linha especial 784 - Circular I/Dom Luiz/IE
- Linha especial 785 - Circular II/Dom Luiz/IE
- Linha especial 930 - Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema
- Linha especial 931 - Parangaba/Aterro Praia de Iracema

Além dessa frota extra, algumas linhas de ônibus terão seu horário prolongado, circulando até 4h da manhã. São elas: 

- Linha 011 - Circular I; 
- Linha 012 - Circular II; 
- Linha 029 - Parangaba/Náutico; 
- Linha 041 - Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu; 
- Linha 042 - Antônio Bezerra/Francisco Sá/Papicu; 
- Linha 051 - Grande Circular I; 
- Linha 052 - Grande Circular II; 
- Linha 071 - Antônio Bezerra/Mucuripe; 
- Linha 072 - Antônio Bezerra/Parangaba; 
- Linha 073 - Siqueira/Praia de Iracema; 
- Linha 076 - Cj Ceará/Aldeota; 
- Linha 077 - Parangaba/Mucuripe; 
- Linha 099 – Siqueira/Mucuripe/Barão de Studart; 
- Linha 079 - Antônio Bezerra/Náutico; 
- Linha 711 - Barra do Ceará/Cais do Porto (Complementar); 
- Linha 752 - Caça e Pesca/Centro (Complementar); 
- Linha 903 - Varjota;
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário