quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Taxa de desemprego na RMF registra o menor índice nos últimos 5 anos

Conforme a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), apresentada nesta quinta-feira (19), o mês de novembro registrou a menor taxa de desemprego dos últimos 5 anos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), na qual apenas 7% da População Economicamente Ativa (PEA) continua desempregada. 

No início de 2013, 155 mil pessoas estavam desempragas na RMF Foto: Jose Leomar
O percentual calculado pela pesquisa faz referência a 127 mil pessoas, 5 mil a menos que em outubro. No acumulado de 2013, a taxa de desemprego teve uma queda de 18%, visto que no mês de janeiro 155 mil pessoas mantinham-se sem emprego.
O setor que mais teve expansão nos postos de trabalho foi o de comércio e de reparação de veículos automotores e motocicletas, com 9 mil empregos criados, seguido pelo setor daconstrução civil (4 mil) e da indústria de transformação (1 mil). O segmento de serviços apontou uma redução de 6 mil postos.
Apontaram significativos aumentos no mercado de trabalho o setor público, onde 6 mil assalariados foram contratados, e os trabalhadores autônomos, com acréscimo de 4 mil profissionais. Com um aumento de 0,5% do nível de ocupação da região, a massa de trabalhadores da RMF aumentou para 1,688 milhão de pessoas.
No que diz respeito aos rendimentos, a PED informou que o mês de novembro apresentouaumento médio real de 1,6% para os trabalhadores empregados, 2% para os assalariados e 2,7% para os autônomos da RMF.
dn

Nenhum comentário:

Postar um comentário