terça-feira, 21 de junho de 2011

Açude Orós atinge 100% da sua capacidade e deve sangrar até fim do mês

O açude Orós deve sangrar até o final de junho. De acordo com Vandiza Sucupira, gerente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na região, o açude está 27 centímetros acima da cota e com 100% da sua capacidade atingida.

O Orós, que abastece principalmente as cidades de Orós e Jaguaribe, na região Centro-Sul, está sangrando desde o dia 27 de abril. A quadra chuvosa deste ano teve grande influência na atual situação do açude. “O inverno chegou muito rápido, de uma hora para outra o açude começou a sangrar, as chuvas de 2011 tiveram grande importância”, disse Vandiza.

O açude tem múltiplos usos. Além de abastecer Orós e Jaguaribe, ele é responsável por movimentar a piscicultura, a navegação e o turismo na região Centro-Sul do Ceará. Muitas pessoas têm visitado o Orós durante sua sangria. “É sempre muito bonito ver a água no semi-árido, isso chama muita atenção dos turistas”, comenta a gerente da Cogerh.

Ainda de acordo com Vandiza Sucupira, a sangria não teve nenhum impacto para região.

Histórico

Segundo dados do Cogerh, a média histórica do açude Orós é de 195,2 cm. Com máxima de 202,7 cm, em 2009, quando sangrou até agosto, e mínima de 182,7 com em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário