sexta-feira, 17 de junho de 2011

DEM convocará suplente.

Embora com uma bancada unitária, já que elegeu apenas um deputado estadual, o ex-tucano tauaense Idemar Citó, o DEM (ex-PFL), mesmo assim, de boa fonte, recebi a informação que será dada uma oportunidade ao primeiro suplente da sigla. Na verdade, assim como Citó, que está no seu quinto mandato (embora na última legislatura tenha assumido como suplente), quem vai assumir com o seu gesto de companheirismo é também um político rodado. Trata-se, do também ex-tucano Paulo Duarte (foto), que já cumpriu cinco mandatos no Legislativo Estadual. A volta de PD à AL, em Agosto próximo (anotem para conferir), é de maior importância para ele e para o partido, pois, dará visibilidade ao trabalho que pretende realizar da tribuna da Casa e nos bastidores, em favor do partido e de sua região jaguaribana. Paulo Duarte já não nega que sua pretensão é disputar a Prefeitura de Limoeiro do Norte, em 2012. E, deverá fazê-lo, para enfrentar o também suplente no exercício, Maílson Cruz (PRB), afilhado político do prefeito João Dilmar da Silva e dos irmãos Ivo e Cid Ferreira Gomes.

Suplentes no exercício – O governador Cid Gomes, a exemplo do seu primeiro mandato, vem governando com a participação dos partidos que apoiaram a sua campanha em 2010. Assim sendo, chamou para o Secretariado os deputados Mauro Filho, Ivo Gomes (PSB), Camilo Santana (PT), Gony Arruda (PSDB, em processo de desfiliação do ninho tucano) e o suplente da bancada do PT, Professor Pinheiro, que recentemente, assumiu a Secretaria de Cultura. Estão no exercício, na AL: Daniel Oliveira (PMDB), Inês Arruda (PMDB), Antonio Carlos (PT), Professor Teodoro (PSDB) e Maílson Cruz (PRB). São deputados quase efetivos, pois, ficarão na Assembleia enquanto os titulares estiverem no governo.


Também estão na AL – Vários outros deputados encontram-se cumprindo períodos de licença, favorecendo a que suplentes de suas bancadas assumissem vagas no Legislativo. Com a licença de Hermínio Resende (PSL-PHS-PTB), assumiu Perboyre Diógenes (PSL); Edísio Pacheco (PV) está na vaga de Augustinho Moreira; Cirilo Pimenta (PSDB) ocupa a vaga de Osmar Baquit (que assumiu a Presidência do Fortaleza Esporte Clube) e Moésio Loiola, Líder do PSDB, licenciou-se e com sua atitude oportunizou a volta à AL, do ex-deputado Nenen Coelho.

De Mulher para Mulher – Recentemente, a deputada Raquel Marques (PT-PSB-PMDB-PRB), licenciou-se para tratamento de saúde e assumiu a vaga a médica Silva Pereira, que se candidatou pelo PMDB, aliás, para substituir seu esposo, ex-deputado Jaziel Pereira, também médico, servindo como profissional a Fortaleza e ao município de Horizonte.

E vem mais por aí – Além de Paulo Duarte (DEM), como dissemos na parte de cima da coluna, outros suplentes já se movimentam com vistas a assumirem vagas no Legislativo Estadual. Dentre eles, o ex-prefeito de Pacajus e ex-deputado José Wilson Chaves (PP), que deverá assumir com um pedido de licença que estaria sendo articulado junto ao deputado Vanderley Pedrosa, da coligação PSL-PHS-PTB-PP. Também se movimenta o suplente, empresário e ex-deputado Adahil Carneiro, do PDT. Aqui, aliás, tenho conhecimento que há compromisso partidário dos quatro deputados da bancada (Ferreira Aragão, Patrícia Saboya, Delegado Cavalcante e Heitor Férrer) de se licenciarem em rodízio, a fim de dar oportunidade aos deputados-suplentes do partido. Adahil será beneficiado no segundo semestre com a licença do deputado Delegado Cavalcante. Anotem para conferir. E o 2º vice-presidente da AL, Tin Gomes (PHS) é outro que poderá licenciar-se no final do ano para cuidar das eleições municipais de 2012.

Novidade-Surpresa – Quando já havia fechado a coluna, lembrei-me que passei por cima de um fato que eu mesmo antecipei há cerca de dois meses nesse espaço e que divulguei várias vezes no Política Especial, da Cidade AM 860. A volta de Gomes Farias à Assembleia. O titular da vaga, Ely Aguiar (Coligação PSDC/PRP), havia nos confidenciado que tiraria licença para que Farias voltasse ao Legislativo. Pois bem, desde quarta-feira, o grande locutor esportivo da Verdes Mares (e da Tamoio do Rio de Janeiro), voltou à “Casa do Povo Cearense”. Também se articulam Ana Paula Cruz (PRB), Coronel Amarílio Melo (PSB) e Tiago Campelo (PSDB). Não serei apanhado de surpresa se referidos suplentes tiverem suas chances já no segundo semestre de 2011. Para 2012 – podem ter certeza, terão suas chances.

Fonte: AVOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário