sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Caucaia: Falta de equipamento impede inauguração de policlínica

A instalação do material depende da escolha da nova presidência do consórcio responsável pela administração
Quem passa em frente à Policlínica Dr. José Correia Sales, localizada em Caucaia, se pergunta por que o equipamento ainda não está funcionando. Apesar de estar com toda a estrutura física aparentemente pronta, a unidade, que também deve beneficiar moradores de outros nove municípios cearenses, ainda precisa de equipamentos e não tem previsão para ser inaugurada.


Embora haja expectativa para a inauguração da unidade em março, a Secretaria da Saúde do Estado nega o prazo. A população reclama da falta de informações e dos serviços de saúde oferecidos, hoje, na cidade FOTO: KELLY FREITAS
A instalação dos equipamentos depende da escolha da nova presidência do consórcio responsável para que haja a formalização dos contratos de rateio, por meio dos quais os entes consorciados comprometem-se a fornecer recursos financeiros a fim de que os serviços restantes sejam realizados.

No caso da Policlínica Dr. José Correia Sales, cujo investimento corresponde a R$ 5,5 milhões, além do Governo do Estado, estão envolvidos no Consórcio Público de Saúde Interfederativo de Vale do Curu (Cisvale) as seguintes cidades: Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapajé, Paraipaba, Paracuru, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Tejuçuoca. São esses os municípios cobertos pela nova unidade. O processo seletivo para os profissionais já foi realizado.

A população espera ansiosa pela entrega do equipamento porque, além da falta de acesso a um serviço básico, não consegue informação sobre a inauguração. "Seria bom se a policlínica já estivesse aberta. Pelo que eu ouvi falar, vai ter muitos serviços que a gente só consegue se for até Fortaleza. Porque aqui, no Hospital Municipal de Caucaia, o atendimento não é bom", reclama a dona de casa Maria Elizângela dos Santos, 28, moradora do bairro Tabuba.

Encontro

A última reunião com todos os entes envolvidos aconteceu no último mês de dezembro, segundo informa a administração do Cisvale. Representantes do consórcio disseram à reportagem do Diário do Nordeste que a Policlínica Dr. José Correia Sales deveria ser entregue à população em março próximo.

A assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) negou o prazo, dizendo que o Governo do Estado, em nenhum momento, declarou que a policlínica de Caucaia estaria funcionado em março. A assessoria informou que, nos próximos dias, o governador Cid Gomes deve anunciar a inauguração de cinco policlínicas e cinco CEOs no Ceará, mas não especificou se Caucaia está incluída.

Além da policlínica, mais três equipamentos de saúde são de responsabilidade do Cisvale: uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, em Pentecoste; e dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), um em São Gonçalo do Amarante e outro em Caucaia. Tais unidades já estão funcionando.

Odontologia

No CEO Danilo da Rocha Corrêa, em Caucaia, as pessoas são atendidas desde outubro do ano passado. De acordo com a coordenadora administrativo-financeiro da unidade, Gina Montezuma, existem cerca de 40 funcionários, o que corresponde a 50% do total, já trabalham no lugar. No mês de abril, o quadro deverá ficar completo.

A unidade oferece atendimento em periodontia, ortodontia, endodontia, instalação de próteses, cirurgias e diagnóstico de câncer de boca. Lá, também são realizados serviços de radiologia digital, incluindo a radiografia panorâmica.

Quem estava no CEO de Caucaia, na manhã de ontem, era a agente comunitária de saúde Antônia Railca Alves. Ela, que mora na zona rural de Tejuçuoca, foi ao local para colocar uma prótese dentária. "Já é a terceira consulta. Sempre sou muito bem atendida. Na minha cidade, não tem esse tipo de serviço, só se for pago. Também deveriam agilizar a inauguração da policlínica", declara.

Conforme a assessoria de imprensa da Sesa, a nova rede de assistência à saúde que o Governo do Estado está construindo inclui quatro hospitais regionais, 22 policlínicas regionais, 18 CEOs, 32 UPAs 24h e 150 Unidades Básicas de Saúde (UBS), estas últimas já prontas, segundo a assessoria.

Dos 18 CEOs, 13 foram entregues em Camocim, Acaraú, Tauá, Baturité, Ubajara, Crato, Juazeiro do Norte, Itapipoca, Caucaia, Russas, Sobral, Brejo Santo e Limoeiro do Norte.

Verbas5,5 milhões de reais foi o valor investido para a construção da Policlínica localizada em Caucaia, mas destinada a atender a população de dez municípios

FIQUE POR DENTRO
Unidade ofertará um total de 13 especialidades
Na policlínica de Caucaia, serão garantidas à população da região 13 especialidades médicas: clínica geral, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia, urologia, gastroenterologia, oftalmologia, cardiologia, neurologia, traumato-ortopedia, angiologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, além de serviços de fisioterapia, terapia ocupacional, assistência social, psicologia, nutrição, fonoaudiologia.

Entre os exames, destaques para procedimentos modernos e complexos, como a tomografia computadorizada. Também há ultrassonografia, mamografia, audiometria, endoscopia e eletroencefalograma.

RAONE SARAIVAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário