domingo, 12 de janeiro de 2014

Câmara vai debater avanço do mar no Icaraí

O Vereador Dr. Américo Rocha (PTN) enviou requerimento à mesa diretora da Câmara Municipal de Caucaia solicitando a realização de audiência pública com a temática “os efeitos do avanço do mar na Praia do Icaraí e as possíveis efetivas soluções”. De acordo com os estudos do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Ceará (UFC), o mar já avançou entre 50 a 300 metros desde meados dos anos 90 até agora. Praias como Icaraí, Iparana, Pacheco, Tabuba e Cumbuco perderam cerca de um terço de suas faixas de areia, cerca de 200 barracas já foram invadidas pelas águas e completamente devastadas. A violência das ondas também já destruiu parcialmente casas de veraneio e agora ameaça destruir os condomínios residenciais. O município de Caucaia, utilizando recursos do Governo Federal, realizou na Praia do Icaraí uma obra de contenção de avanço do mar, chamada “Bag Wall”, que tem forma semelhante a uma escada ou arquibancada. Esse equipamento foi construído de forma horizontal, ao contrário do quebra-mar que avança pelo mar. Através dessa técnica, quando a onda bate no “Bag Wall” a energia é dissipada e o avanço do mar não se transfere para outras regiões, como o que geralmente acontece com os espigões.
Nova estação
A partir da próxima segunda-feira (13), haverá mudança no local de embarque e desembarque do trem de passageiros da Linha Oeste do Metrô de Fortaleza, que dá acesso ao município de Caucaia. O local da nova estação de passageiros será na Rua Padre Mororó, nas proximidades da estação Chico da Silva da Linha Sul do Metrô. Para mais informações, o Metrofor coloca à disposição dos passageiros o telefone 155.
Shopping da Jurema
A primeira fase de construção do Shopping da Jurema está em fase de finalização. O mais novo centro de compras terá 23 lojas e uma loja âncora que poderá ser um grande supermercado, com área de 2.500m². A data da inauguração ainda não está definida, mas o shopping já é aguardado com expectativa pelas oportunidades de empregos e pela comodidade na oferta de serviços à população.
Juizado Especial
O Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca de Caucaia realizou cerimônia para marcar a abertura dos trabalhos forenses em 2014. A solenidade ocorreu na terça-feira (07) e contou com a presença de magistrados, advogados e servidores do Poder Judiciário. A juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, titular do JECC de Caucaia, anunciou que a meta da Unidade é realizar 183 audiências cíveis e 32 audiências criminais no mês de janeiro.
Som e Acessórios
Pioneiro no serviço de comunicação visual na Grande Jurema, com empresa especializada em diversos tipos de impressão, o empresário Alberto Betim amplia a oferta de soluções em comunicação visual em diferentes tamanhos, formatos e materiais. Com equipamentos de alta tecnologia e equipe de profissionais qualificados, o jovem empresário também investe em loja de som e acessórios, aplicação de película fumê e acessórios diversos para veículos.
Extraído do Jornal Grande Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário